Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Hilário Alencar da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1661480072159875 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Neto, Gregório Manoel da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Arlyson Alves do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9395417554768580 | pt_BR |
dc.creator | Cordeiro Neto, Alyrio Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7139896395112684 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T17:28:10Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13 | - |
dc.date.available | 2019-12-18T17:28:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO NETO, Alyrio Alves. Cálculo integral para o Ensino Médio. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6289 | - |
dc.description.abstract | In the exams of the Program for International Student Assessment (Pisa), there are questions that assess the student’s ability to estimate areas of a region of the plane, where the boundary is not given only by straight line segments, using information contained in a map. Motivated by these problems, we present a didactic sequence to introduce, in High School, rudimentary notions of the Integral Calculus, with the help of the software of dynamic geometry, the GeoGebra, so that we can obtain the estimates. We also show that through the knowledge about integration processes, students of the last stage of Basic Education can develop some specific skills and abilities of Mathematics and its technologies described in the National Curricular Common Base (BNCC). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra (Programa de computador) | pt_BR |
dc.subject | Integral Calculus | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra (Software) | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra (Computer program) | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Cálculo integral para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Integral calculus for high school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos exames do Programme for International Student Assessment (Pisa), há questões que avaliam a capacidade do estudante de estimar áreas de uma região do plano, onde a fronteira não é dada apenas por segmentos de reta, mediante as informações contidas num mapa. Motivados por esses problemas, apresentamos uma sequência didática para introduzir, no Ensino Médio, noções rudimentares do Cálculo Integral, com auxílio do software de geometria dinâmica, o GeoGebra, para que possamos obter as estimativas. Mostramos também que, por intermédio dos conhecimentos sobre os processos de integração, os estudantes da última etapa da Educação Básica podem desenvolver algumas competências e habilidades específicas de Matemática e suas tecnologias descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cálculo integral para o Ensino Médio.pdf | 7.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.