00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Silvia Maria Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8430035884569094pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.creatorSantos, Arlete Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779269680469984pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T18:34:06Z-
dc.date.available2019-11-04-
dc.date.available2019-12-10T18:34:06Z-
dc.date.issued2013-03-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Arlete Rodrigues dos. As significações de uma professora acerca da atividade docente em um contexto de inclusão do aluno com deficiência intelectual. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6251-
dc.description.abstractWe live in a time of intense change and changes in all professional activities. These events also have an impact in education, so that the teacher is seen today in a process of reconfiguration of their role. The teaching activity in an inclusive context, assumes na effective participation of the entire school community to meet the challenges posed by diversity, and a reconfiguration in teaching practices. However, our research that specifically sought to apprehend the meanings constituted by a teacher on the teaching activities in mainstream classes, in which students was included with intellectual disabilities. Supported by theoretical and methodological assumptions of Socio-Historical Psychology, the study involved the participation of a teacher in the early years of elementary school in a public school of the city of Maceio. From the data analysis, it was shown that, despite the intense debate around the process of inclusion of students with intellectual disabilities in regular schools, both in the gym, and in terms of public policies, as they relate to teaching, dynamic historically constituted and mechanisms remain resilient, and, persist pedagogical practices that show low expectations about student learning with this deficiency. This was demonstrated in our research with the main organizer of the school, the teacher , especially in regard to the teaching of abstracts for these students compared to students in the same class concepts Thus, we conclude that more investments are needed in teacher in-service and educational policies that support these professionals so that they are able to feel more prepared and confident in the teaching and learning process of the students with this disability and most active in welcoming diversity in regular school.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectual - Alunopt_BR
dc.subjectAtividade docentept_BR
dc.subjectPsicologia sócio-históricapt_BR
dc.subjectIntellectual Disability - Studentpt_BR
dc.subjectTeaching activitypt_BR
dc.subjectSocio-historical Psychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs significações de uma professora acerca da atividade docente em um contexto de inclusão do aluno com deficiência intelectualpt_BR
dc.title.alternativeThe meanings of a teacher about teaching activity in context of inclusion with intellectual disabilities studentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoVivemos em uma época de intensas transformações e mudanças em todas as atividades profissionais. Esses acontecimentos repercutem na área educacional também, de maneira que, o professor se vê hoje em um processo de reconfiguração do seu papel. A atividade docente, em contexto inclusivo, pressupõe uma efetiva participação de toda a comunidade escolar para atender aos desafios postos pela diversidade, além de, uma reconfiguração nas práticas de ensino. Contudo, essa nossa pesquisa buscou especificamente, apreender as significações constituídas por uma professora, sobre a atividade docente em turmas regulares, nas quais estivessem incluídas alunas com deficiência intelectual. Amparadas nos pressupostos teóricometodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, o estudo contou com a participação de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Maceió. Da análise dos dados, ficou demonstrado que, a despeito do intenso debate em torno do processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular, tanto na academia, como no plano das políticas públicas, no que se referem à atividade docente, as dinâmicas e mecanismos historicamente constituídos se mantêm resistentes, ou seja, persistem práticas pedagógicas que revelam uma baixa expectativa sobre a aprendizagem dos alunos com essa deficiência. Isso ficou demonstrado em nossa pesquisa com a principal organizadora do ensino, a professora, principalmente no que tange ao ensino dos conceitos abstratos para essas alunas em relação aos alunos da mesma turma. Dessa forma, concluímos que se fazem necessários mais investimentos na formação do professor em serviço, e de políticas educacionais que apóiem esses profissionais a fim de que, estes consigam sentir-se mais preparados e confiantes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa deficiência, e mais atuantes no acolhimento a diversidade na escola regular.pt_BR
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