06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância das atividades lúdicas como apoio ao desenvolvimento de uma mentalidade cartográfica para o ensino fundamental
Autor(es): Ribeiro, Yasmin Silva
Primeiro Orientador: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Ricardo Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luã Karll de
Resumo: Dentre os conteúdos da disciplina de Geografia, destaca-se a cartografia que se preocupa principalmente com o estudo dos mapas. Os mapas, por sua vez, estão presentes no cotidiano das pessoas desde seu uso em pesquisas até mesmo em quaisquer de suas tarefas diárias. Para a interpretação de um mapa é necessário ter uma noção básica da linguagem cartográfica a qual deve ser essencialmente ensinada no ensino fundamental. Todavia, em muitos casos, há alunos e/ ou professores que encontram dificuldades em trabalhar com essa temática. A fim de amenizar ou remediar tais empecilhos o presente trabalho traz como objetivo geral demonstrar a importância do uso de atividades lúdicas como apoio ao ensino da cartografia no ensino fundamental. Para isso, este trabalho foi fundamentado por meio de uma revisão de literatura, com base em autores como Vigotsky (1989) e Piaget (1975) sendo feita uma discussão literária destacando as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, como o professor e os alunos se veem nesse meio e como o lúdico pode contribuir para amenizar ou remediar tais conflitos. Mais adiante, embasando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) e em autores como Carvalho (2008) são trazidos conceitos e abordagens curriculares da Cartografia, enfocando-a nas aulas de geografia do ensino fundamental. Posteriormente, é relatada uma experiência de uma oficina realizada durante o Estagio Supervisionado II do curso de Geografia, da Universidade Federal de Alagoas, campus Delmiro Gouveia. Tal atividade teve como intuito comprovar quais as possibilidades e como os alunos de uma turma do 7° ano do ensino fundamental reagiriam a uma atividade lúdica que envolvesse a representação espacial de seus trajetos diários (casa-escola) por meio de mapas mentais. Como resultados, o entrosamento e participação ativa dos alunos foram perceptíveis, assim como a receptividade para a execução da oficina. Logo, foram elaborados 22 mapas mentais, desses, foram selecionados os cinco mais diferentes possíveis um do outro. O estilo foi a principal semelhança presente entre os mapas mentais elaborados pelos alunos, entretanto, foi visto que alguns mapas possuíam características bem diferentes, a exemplo, do mapa 1 que apresentou a maior diversidade de características,contrariamente, no mapa 5, foi notado a ausência damaioria dos caracteres citados no mapa 1.Ao mesmo tempo, os mapa 2 e 3 se destacam pela sua forma e dimensão, quando na construção deles vê-se que os alunos usaram uma forma horizontal para se expressar; já o mapa 4, apesar da ausência de outros símbolos cartográficos, o que chamou a atenção foi a noção de escala.Dessa forma, percebeu-se que a maioria dos alunos ainda apresentaram dificuldades quanto à linguagem cartográfica, demostrando, assim, a necessidade de aprofundar tais conteúdos e de usar outras atividades lúdicas que permitam uma maior assimilação, relacionando o conteúdo em algo prático, tentando, assim, demonstrar uma funcionalidade real para tais conteúdos.
Abstract: Among the contents of the discipline of Geography, we highlight the cartography that mainly concerned with the study of maps. The maps, in turn, are present in people's daily lives from research use to any of your daily tasks. For the interpretation of a map it is necessary to have a basic notion of cartographic language which must be essentially taught in elementary school. However, in many cases there are students and / or teachers who find it difficult to work with this theme. In order to mitigate or remedy such obstacles the present work has as general objective demonstrate the importance of the use of recreational activities to support the teaching of cartography in elementary school. For this, this work was supported by literature review, based on authors such as Vigotsky (1989) and Piaget (1975) being made a literary discussion highlighting the main difficulties in the teaching-learning process, such as the teacher and the students they see in this environment and how the playful can contribute to soften or remedy such conflicts. Further, based on the National Curriculum Parameters - PCNs (1997) and authors such as Carvalho (2008) bring concepts and curricular approaches of Cartography, focusing it in the geography classes of the elementary School. Subsequently, an experience of a workshop is reported. Supervised Internship II of the Geography course of the Federal University of Alagoas, Delmiro Gouveia campus. Such activity was to see what the possibilities are and how students in a 7th grade class elementary school students would respond to a playful activity involving the spatial representation of your daily commutes (home-school) through maps mental. As a result, student engagement and active participation were noticeable, as well as the receptivity to the execution of the workshop. So they were 22 mental maps were elaborated, from which the five most different possible from each other. Style was the main similarity between maps However, it was seen that some maps had very different characteristics, for example, from map 1 that presented the largest In contrast to the diversity of characteristics, in Map 5, the absence of most of the characters cited in map 1.At the same time, maps 2 and 3 are stand out for their shape and size, when in their construction it is seen that the students used a horizontal form to express themselves; already map 4, despite the absence of other cartographic symbols, what drew attention was the notion of scale. Thus, it was noticed that most students still presented difficulties regarding cartographic language, thus demonstrating the need to deepen such contents and to use other playful activities that allow a greater assimilation, relating the content to something practical, thus trying to demonstrate real functionality for such content.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Atividades lúdicas
Mapas mentais
Ensino fundamental
Cartografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: RIBEIRO, Yasmin Silva. A importância das atividades lúdicas como apoio ao desenvolvimento de uma mentalidade cartográfica para o ensino fundamental. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6232
Data do documento: 4-set-2019
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