00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Carlos Almeida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Carlos Argolo Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801524874618932pt_BR
dc.creatorSantos, José Cristiano Cavalcante dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818447682995273pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T19:34:57Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-05T19:34:57Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, José Cristiano Cavalcante dos. Parábola e suas aplicações no Ensino médio. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6213-
dc.description.abstractThe aim of this work is to present a study on the parabola and its applications using different forms of those usually treated under the Elementary and Secondary Education. In developing this work we tried to address its algebraic form through formulas deductions; as well as its geometric shape, exploring its definition and analyzing the conic section that results in parabola, not common fact the current educational activities, no longer just a graphical representation of the quadratic function. Further study was carried out on the theoretical aspects of the parabola and their applications in different areas, such as physics and engineering showing the importance of this concept in technological advancement. In this work, it can be noted that emphasis was given to a different way of exposing the content of those consisting primarily of memorizing proposed contents and use them mechanically, not allowing them to develop skills necessary autonomy of students. It should also be noted that the illustrations and examples made are easy views on every day and beneficial applications for human life. As a result, the material developed has become more interesting, attractive and enjoyable, enabling the understanding by the students and facilitates the work of teachers to address the content involving parable.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectParábolas – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMathematics - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectParabola - Teaching and Learningpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleParábola e suas aplicações no Ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeParable and applications in Middle schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre a parábola e suas aplicações utilizando formas diferentes daquelas habitualmente tratadas no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. No desenvolvimento do trabalho procurou-se em contemplar a sua forma algébrica através de deduções de formulas; bem como a sua forma geométrica, explorando a sua definição e analisando a secção cônica que resulta em parábola, fato não comum as atividades pedagógicas atuais, deixando de ser apenas uma representação gráfica da função quadrática. Foi realizado um estudo mais aprofundado nos aspectos teóricos das parábolas e suas aplicações em diferentes áreas, como em Física e engenharia mostrando a importância deste conceito no avanço tecnológico. Neste trabalho, pode-se observar que foi dada ênfase a uma maneira diferente de expor o conteúdo, daquelas que consiste basicamente em memorizar conteúdos propostos e utilizá-los de forma mecânica, não permitindo que se desenvolvam habilidades necessárias a autonomia dos discentes. Vale salientar ainda, que as ilustrações e exemplos feitos, são de fáceis visualizações no cotidiano e de aplicações benéficas para vida humana. Como resultado, o material desenvolvido se tornou mais interessante, atrativo e agradável, que possibilita a compreensão por parte dos discentes e facilita o trabalho dos docentes ao abordarem os conteúdos que envolvem parábola.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parábola e suas aplicações no Ensino médio.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.