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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6189
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Barros, Amauri da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Giraldo, Victor Augusto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8266357230021399 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Adriano Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0696652789120731 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T17:50:03Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30 | - |
dc.date.available | 2019-12-04T17:50:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-27 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189 | - |
dc.description.abstract | This paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Material concreto – Didática | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Material dourado | pt_BR |
dc.subject | Equation | pt_BR |
dc.subject | Concrete Material - Didactics | pt_BR |
dc.subject | Following teaching | pt_BR |
dc.subject | Golden Material | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova proposta metodológica, baseada na teoria construtivista e na pedagogia montessoriana, para que os alunos, a partir do 8º ano do ensino fundamental, possam resolver equações do segundo e terceiro graus cujas raízes pertencem ao conjunto dos números racionais através da construção de retângulos e paralelepípedos utilizando o material dourado. Para isso, faremos algumas adaptações ao material dourado e iremos dividir as equações do segundo e terceiro graus em vários tipos de acordo com os sinais dos seus coeficientes. Nossa perspectiva é que a proposta apresentada possa contribuir no processo de ensino aprendizagem deste tema que é tão importante para a vida escolar dos nossos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais.pdf | 8.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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