00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Andre Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Arlyson Alves do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9395417554768580pt_BR
dc.creatorBrito, Gerlan Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1860698026443461pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T17:40:57Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-04T17:40:57Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.identifier.citationBRITO, Gerlan Soares de. Desenvolvendo o caráter crítico e social da estatística: uma proposta interdisciplinar para o Ensino médio. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6188-
dc.description.abstractThe present work has as an initiative to deal with the teaching of Statistics in an interdisciplinary perspective in which the playfulness is present together with the protagonism of the students, aiming to emphasize the importance of the content and to make possible a student's autonomy. For this, it is desired to obtain necessary resources that justify the proposal of a didactic sequence for the teaching of statistics in the classes of the 3rd year of high school. One of the focuses of the interdisciplinary proposal will be the collection and analysis of data through research done by the students themselves.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstatística – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSeqüência didáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAnálise dos dadospt_BR
dc.subjectStatistics - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectData analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleDesenvolvendo o caráter crítico e social da estatística: uma proposta interdisciplinar para o Ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDeveloping the critical and social character of statistics: an interdisciplinary proposal for High schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como iniciativa tratar do ensino de Estatística numa perspectiva interdisciplinar em que a ludicidade esteja presente juntamente com o protagonismo dos estudantes, visando ressaltar a importância do conteúdo e viabilizar uma autonomia do discente. Para isso, deseja-se obter recursos necessários que justifiquem a proposta de sequência didática para o ensino de estatística nas turmas de 3º ano do ensino médio. Um dos focos da proposta interdisciplinar será o levantamento e análise de dados através de pesquisas feitas pelos próprios estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvendo o caráter crítico e social da estatística uma proposta interdisciplinar para o ensino médio.pdf3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.