00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Roseane Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.contributor.referee3Santana, Moisés de Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373237780862014pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Gian Carlo de Melo e-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816194135811718pt_BR
dc.creatorSilva, Carlos Augusto Gomes Cavalcanti da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5654089930235492pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T17:35:18Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-04T17:35:18Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Augusto Gomes Cavalcanti da. Professora, Mulher e Homossexual: desafios da prática pedagógica. 2019. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6187-
dc.description.abstractIn this work, we will focus on the feminization of teaching work, analyzing how gender issues permeate all the construction of the subjectivity of female homosexual teachers who work with elementary education. In order to develop the present research, we used Life History method, studying four homosexual teachers from state public schools in Alagoas, in order to understand how their personal, professional and educational trajectory was, as well as how the implications for their teaching profession were given. For this analysis, theoretical assumptions of Feminist and Post-Structuralist Studies were used, especially Judith Butler and Michel Foucault, in which gender and sexuality devices are not seen as causes, but effects of discourses. The analysis was based on semistructured interviews with four female teachers, under the following criteria: a) work for public elementary education; b) have assumed homosexuality for everyone in their lives. The thesis tells the story of four women who admitted their homosexuality towards their family members and society. The theoreticalmethodological contribution used in the production of the narratives is focused on the analytical studies of the experience of Caterina Benelli, Marie-Christine Josso and Maria da Conceição Passegui. From these authors’ work, we analyze the sense that these homosexual teachers made about what happened in their lives in relation to gender. Actually we present a version of what they have lived, a signification of what they have experienced, as lesbians, in life and in schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectProfissionalização do docentept_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTeacher Professionalizationpt_BR
dc.subjectGender identity in educationpt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProfessora, Mulher e Homossexual: desafios da prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeTeacher, woman and homosexual: challenges of padagogical practicept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoNeste trabalho abordaremos sobre a feminização do trabalho docente, analisando como a questão do gênero perpassa toda a construção da subjetividade das professoras que atuam na educação básica e que são homossexuais. Para desenvolver a presente pesquisa utilizamos o método História de Vida, pesquisando quatro professoras assumidamente homossexuais de escolas públicas estaduais de Alagoas, com a finalidade de compreender como se deu sua trajetória pessoal, profissional e educacional, bem como as implicações para sua profissionalidade docente. Para esta análise foram usados como pressupostos teóricos os Estudos Feministas e Pós-Estruturalistas, principalmente os textos de Judith Butler e Michel Foucault, em que o gênero e os dispositivos de sexualidade não são vistos como causas, mas efeitos dos discursos. A análise foi feita a partir de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras, sob os seguintes critérios: a) atuarem na rede pública de educação básica; b) terem assumido para todos/as a homossexualidade em suas vidas. A tese conta a história de quatro mulheres que assumiram sua homossexualidade perante suas famílias e sociedade. O aporte teórico-metodológico utilizado na produção das narrativas foca-se nos estudos analíticos da experiência de Caterina Benelli, Marie-Christine Josso e Maria da Conceição Passegui. A partir desses autores, analisamos o sentido que as professoras homossexuais deram sobre o que se passou nas suas vidas em relação ao gênero. O que trazemos é uma versão do que elas viveram e vivem, ou seja, um sentido do que elas experimentaram e experimentam como lésbicas na vida e nas escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professora, Mulher e Homossexual desafios da prática pedagógica.pdf3.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.