00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6179
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de Botânica mediado pelos recursos educacionais abertos e pelo modelo de rotação por estações da educação híbrida
Título(s) alternativo(s): Botanical education mediated by open educational resources and model of rotation by stations of hybrid education
Autor(es): Lima, Luciana Tener
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, José Joelson Pimentel de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos Filho, Jenner Barretto
Resumo: Percebe-se uma rápida e intensa ampliação da Internet nos mais variados ambientes, inclusive o educacional, fato que potencializa o avanço da Educação on-line em diversas modalidades, espaços e metodologias. A presente pesquisa enfoca a Educação Híbrida como uma proposta alternativa de ensinar e aprender, diretamente relacionada às propostas educacionais do novo século, considerando a Rotação por Estações como método para potencializar o conhecimento acerca de Botânica. A utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) tem propiciado a participação cada vez maior de diversas instituições e comunidades acadêmicas que estão divulgando suas produções na web. O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições dos REA aplicados à Educação Híbrida para o Ensino de Botânica, que é descrito como, consideravelmente teórico, desestimulante para os alunos e pouco valorizado dentro do ensino de Biologia. Neste estudo, as reflexões e análises realizadas são parte de um trabalho de investigação efetivado na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição em Lagoa da Canoa, Alagoas. A pesquisa contempla os REA, o modelo Híbrido da Rotação por Estações e suas relações com o estudo de Botânica. A pesquisa realizada foi descritiva, com natureza qualitativa, cuja abordagem utilizada foi a pesquisa-ação. Para a coleta de dados, esta foi descrita em etapas, na qual inicialmente se fez um diagnóstico com uma avaliação. Em seguida, foi explicado o modelo aos participantes. Foi aplicada a Rotação por Estações, e no percurso da pesquisa foram realizados registros através de anotações, fotos, aplicação de questionários e roda de conversa. A contribuição deste estudo está em apresentar alternativas referenciais para inovar nas aulas de Botânica, por meio de uma metodologia ativa, e ampliando a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de aprendizagem. Desta forma, foi demostrado que o Ensino Híbrido, por meio da Rotação por Estações é um importante instrumento pedagógico, principalmente quando realizado com recursos didáticos bem definidos e planejados, possibilitando a aprendizagem de Botânica.
Abstract: It is possible to perceive a rapid and intense expansion of the Internet in the most varied environments, including education, a fact that enhances the advancement of online education in different modalities, spaces and methodologies. The present research focuses on Hybrid Education as an alternative proposal of teaching and learning, directly related to the educational proposals of the new century, considering the Rotation by Seasons as a method to enhance the knowledge about Botany. The use of Open Educational Resources (REA) has led to the increasing participation of several institutions and academic communities that are disseminating their productions on the web. The present study aims to analyze the contributions of OER applied to Hybrid Education for Botany Teaching, which is described as, considerably theoretical, discouraging for students and little valued within the teaching of Biology. In this study, the reflections and analyzes carried out are part of a research project carried out at the Nossa Senhora da Conceição State School in Lagoa da Canoa, Alagoas. The research contemplates the REA, the Hybrid model of the Rotation by Stations and its relations with the study of Botany. The research was descriptive, with a qualitative nature, whose approach was action research. For data collection, this was described in stages, in which a diagnosis was initially made with an evaluation. The model was then explained to the participants. Rotation by Stations was applied, and in the course of the research, registrations were made through annotations, photos, application of questionnaires and conversation wheel. The contribution of this study is to present reference alternatives to innovate in the Botany classes, through an active methodology, and to extend the use of Digital Technologies of Information and Communication in the learning process. In this way, it was demonstrated that Hybrid Teaching, through Rotation by Stations, is an important pedagogical instrument, especially when performed with well-defined and planned didactic resources, making possible the learning of Botany.
Palavras-chave: Botânica – Estudo e ensino
Ensino híbrido
Recurso educacional aberto
Tecnologia educacional
Botany - Study and Teaching
Hybrid teaching
Open Educational Resource
Educational technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LIMA, Luciana Tener. O ensino de Botânica mediado pelos recursos educacionais abertos e pelo modelo de rotação por estações da educação híbrida. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6179
Data do documento: 6-jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.