00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: A gamificação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem contemporâneo em aulas de Biologia no Ensino médio
Título(s) alternativo(s): Gamification as a tool in the teaching and contemporary learning process in Biology classes in High school
Autor(es): Silva, Maviael Lucas da
Primeiro Orientador: Bezerra, Daniele Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Vandick da Silva
Resumo: Nessa pesquisa utiliza-se a gamificação, fenômeno que usa de mecânicas e elementos inerentes aos jogos digitais (games), dentro de um contexto externo a eles, como uma metodologia de ensino de biologia no ensino médio. Aqui são apresentados os meios que permitiram o desenvolvimento da gamificação, como também a identificação de seus elementos e descrição de seus efeitos dentro das aulas, que trouxe como tema principal os animais vertebrados. Foram escolhidos alunos do 2º ano do ensino médio divididos em dois grupos: um de caráter experimental e outro para controle. Para o desenvolvimento da metodologia com o grupo experimental foi usada uma sequência didática com aulas gamificadas sobre os animais vertebrados, que diante de uma narrativa norteadora propiciaram aos estudantes seu envolvimento para realização e cumprimento de missões e metas embasadas pela proposta. Para coleta de resultados foram usados questionários estruturados para mensurar informações relativas às percepções sobre as características dos animais vertebrados nos dois grupos e dos seus representantes e, para o grupo experimental, questões relacionadas ao método utilizado e impressões obtidas acerca da metodologia de ensino aplicada. Os resultados obtidos nos revelaram que o uso da gamificação como ferramenta nas aulas de biologia foi muito relevante. Os sujeitos submetidos à sequência didática gamificada nos revelaram, de acordo com as informações obtidas nos questionários, que houve uma melhoria considerável no tocante às características e representações presentes nos grupos dos animais vertebrados. As respostas referentes à metodologia proposta nos aponta que os estudantes ficaram satisfeitos e até empolgados com o processo, sugerindo que propostas análogas em aulas de biologia seriam interessantes. O estudo mostrou-se satisfatório, uma vez que compartilhou resultados positivos frente aos objetivos descritos. Porém, existiram percalços inerentes à falta de estrutura da escola onde a pesquisa foi desenvolvida que podem dificultar sua replicação em outras unidades de ensino. Por outro lado, permite-se aqui observar um embasamento que pode inspirar pesquisas norteadas pela mesma ideia e que possibilitem inserir metodologias que contribuam para a melhoria da educação em suas diversas áreas. Sendo assim, o presente trabalho apresenta potencial relevância para contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, somando-se a um conjunto de metodologias que estão em sintonia com o mundo contemporâneo.
Abstract: This research attempts to use gamification, a phenomenon that uses the mechanics and elements inherent in digital games in an external context from them, as a methodology for teaching biology in High School. Here are presented the means that allowed the development of gamification, as well as the identification of its elements and description of its effects in biology classes, which brought vertebrate animals as their main theme. Second year High School students were chosen and divided into two groups: one experimental and one controled. To develop the methodology with the experimental group was used a didactic sequence with gamified classes on vertebrate animals, which before a guiding narrative provided students with their involvement to accomplish and fulfill tasks and goals based on the proposal. To collect results, structured questionnaires were inserted to measure information regarding the perceptions on the characteristics of vertebrate animals in both groups and their representatives, and for the experimental group, questions related to the method used and impressions obtained about the applied teaching methodology. The results revealed that the use of gamification as a tool in Biology classes was very important. The subjects submitted to the gamified didactic sequence revealed to us, according to the information obtained from the questionnaires, that there was a considerable improvement regarding the characteristics and representations present in the vertebrate animal groups. The answers regarding the proposed methodology indicated that the students were satisfied and even excited about the process, suggesting that similar proposals in biology classes would be interesting. The study was acceptable, as long as it shared positive results in relation to the goals described, but there were inherent mishaps in the lack of school structure that may make it hard or even impossible to replicate in other units. On the other hand, it is possible to observe here a foundation that can inspire other researches in the same way and that make it possible to insert new methodologies that contribute to the improvement of education in its many fields. Thus, this paper has potential relevance to contribute to the teaching and learning processes, adding to a set of methodologies that are in tune with the contemporary world.
Palavras-chave: Ludicidade
Biologia – Metodologia do ensino
Biologia – Ensino médio
Biologia e ensino
Gamificação
Playfulness
Biology - Teaching Methodology
Biology - High School
Biology and teaching
Gamification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: SILVA, Maviael Lucas da. A gamificação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem contemporâneo em aulas de Biologia no Ensino médio. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6178
Data do documento: 29-ago-2019
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