00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Deywid Wagner de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7020793880491107pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Poliana Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148660696988076pt_BR
dc.contributor.referee3Felipeto, Sonia Cristina Simões-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535091198670076pt_BR
dc.contributor.referee4Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.creatorLima, Antonio Carlos Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646424835026554pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T14:55:57Z-
dc.date.available2019-10-23-
dc.date.available2019-12-02T14:55:57Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationLIMA, Antonio Carlos Santos de. Da necessidade de uma intermediação sensível: reflexões sobre letramento acadêmico em um contexto de Educação a Distancia do IFAL. 2019. 205 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6169-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the textual production process as well as the academic literacy apprehension (FISCHER, 2007a, 2007b, 2008; FIAD, 2011, 2013, MARINHO, 2009, 2010, SANTOS, 2007, 2015, LEA, STREET, 1998, LILLIS, 1999 and ZAVALLA, 2010) in a distance learning Teaching Degree Course in Language - Portuguese- from the Federal Institute of Alagoas (IFAL), in the light of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). In order to carry out this study, we used a qualitative research approach (CHIZZOTI, 1998, 2008), which context was a group of Teaching Degree graduates from the Federal Institute of Alagoas distance learning polo, located in the backwoods in Alagoas. In this context, we analyzed written productions of the graduates, from teacher and tutor’s guidelines and feedback, in face-to-face interactive meetings and in online discussion forums. During the analysis, we found out that graduates, teachers in initial formation, although they have already appropriated written language, they presented gaps in certain respects to academic productions, such as: textual production without evidence of concepts in base texts appropriation , absence of linguistic-discursive elements inherent in the genres produced from the teacher's request, and evidence of difficulties in the domain of formal aspects of language present in retextualization processes. We conclude that these gaps could be minimized through a sensitive intermediation of teachers and / or tutor. We believe that in the process of subjects formation who Will act in teaching, we cannot do it without responsive interlocutions so that the graduates’ constitution, prospective teachers, happens in a way intrinsically linked to the real needs of the situated reading and writing practices in which these students will act.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial do professorpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInteração professor-alunopt_BR
dc.subjectInitial Teacher Formationpt_BR
dc.subjectAcademic Literacypt_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.subjectSensitive Intermediationpt_BR
dc.subjectTeacher-student interactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleDa necessidade de uma intermediação sensível: reflexões sobre letramento acadêmico em um contexto de Educação a Distancia do IFALpt_BR
dc.title.alternativeThe need for sensitive intermediation: reflections on academic literacy in an IFAL distance education contextpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o processo de produção textual e a apreensão do letramento acadêmico (FISCHER, 2007a, 2007b, 2008; FIAD, 2011, 2013; MARINHO, 2009, 2010; SANTOS, 2007, 2015; LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999 e ZAVALLA, 2010) no curso de licenciatura em Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), à luz da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Para a realização do estudo, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa (CHIZZOTI, 1998, 2008) cujo contexto foi uma turma de Letras- Português pertencente a um polo de EaD do IFAL, localizado no sertão alagoano. Em tal contexto, analisamos produções escritas dos alunos, a partir de orientações e feedbacks do professor e da tutora, em interações em momentos presenciais e em fóruns de discussão. Nas análises efetuadas, constatamos que os alunos, professores em formação inicial, apesar de já terem se apropriado da linguagem escrita, apresentam lacunas em determinados aspectos inerentes às produções acadêmicas, tais como: produção textual sem evidência de apropriação de conceitos constantes em textos-base, ausência de elementos linguístico-discursivos inerentes aos gêneros produzidos a partir da solicitação do professor e evidência de dificuldades quanto ao domínio de aspectos formais da língua presentes em processos de retextualização. Concluímos que essas lacunas poderiam ser minimizadas a partir de uma intermediação sensível de professores e/ou tutora. Acreditamos que no processo de formação de sujeitos que atuarão na docência não se pode prescindir de interlocuções responsivas para que a constituição dos alunos, futuros professores, aconteça de modo intrinsecamente vinculado às reais necessidades das práticas situadas de leitura e escrita nas quais esses alunos atuarão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.