00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: As contribuições da prática discente de terapia ocupacional nos núcleos ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica
Título(s) alternativo(s): The contributions of occupational therapy student pratice in extended family health centers and primary healthcare
Autor(es): Generino, Amanda Karol da Silva
Primeiro Orientador: Aragaki, Sérgio Seiji
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Mara Cristina
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto de uma dissertação, baseada na pesquisa intitulada As Contribuições da Prática Discente de Terapia Ocupacional nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica. A pesquisa foi baseada nos teóricos-metodológicos do Construcionismo Social e nas práticas discursivas de Spink (2013), tendo como objetivo identificar as contribuições da prática discente de terapia ocupacional na atenção prestada junto às equipes de Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica de um município do estado de Alagoas, a partir dos discursos dos(as) usuários(as). Para isso, foram realizados três grupos focais com usuários que participaram de atividades desenvolvidas pelos referidos estudantes nas equipes 1 e 2 de Nasf-AB do referido município, totalizando 24 participantes. Foram realizadas transcrições sequenciais e integrais com o material produzido nos grupos focais, seguido de construção de mapas dialógicos e criação das categorias analíticas: atividades desenvolvidas pelos estagiários de terapia ocupacional junto às equipes de Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica e aspectos atribuídos pelos usuários, e três sub-categorias: Benefícios e beneficiados das atividades; efeitos do trabalho de terapia ocupacional realizado pelos estudantes, e sugestões de melhorias. Os resultados mostraram que os(as) usuários(as) conseguiram identificar que as atividades de terapia ocupacional desenvolvidas pelos(as) estudantes apresentaram benefícios a todos os envolvidos e ao surgimento de efeitos relacionados aos aspectos subjetivos e sociais, levando a conclusão que esta prática discente traz benefícios no que se refere ao processo de cuidado e melhorias à saúde dos (as) usuários(as), à melhoria no processo de ensino-aprendizagem e na integração ensino-serviço-comunidade. Baseado nos resultados encontrados, o produto relacionado à pesquisa refere-se a um vídeo animado explicativo sobre a atuação da terapia ocupacional no Nasf-AB, com objetivo de ofertar conhecimentos teóricos acerca da atuação da terapia ocupacional, contribuir para a formação acadêmica de estudantes da área da saúde; orientar a prática de profissionais atuantes no Nasf-AB.
Abstract: This dissertation is linked to the Professional Master's Degree Course in Health Education at the Federal University of Alagoas Medical School. It is based on the research entitled The Contributions of Occupational Therapy Student Practice in Extended Family Health Centers and Primary Healthcare. The research was based on theory and methods of Social Constructionism and the discursive practices of Spink (2013), aiming to identify the contributions of the Occupational Therapy student practice in the attention given to the teams of Extended Family Healthcare Centers and Primary Healthcare of a city in the state of Alagoas, from the speeches of service users. Therefore, three focal groups were held with users who participated in activities developed by the students in teams 1 and 2 of Extended Family Health Centers and Primary Healthcare of the municipality, totaling 24 participants. Sequential and integral transcripts were made with the material produced in the focal groups, followed by the construction of dialogic maps and the creation of analytical categories: activities performed by Occupational Therapy interns with the Extended Family Health Centers and Primary Healthcare teams, and aspects attributed by the users, and three subcategories: Benefits and beneficiaries of activities; effects of occupational therapy work done by students, and suggestions for improvements. The results showed that the users were able to identify that the occupational therapy activities developed by the students had benefits to all involved and the to the emergence of effects related to the subjective and social aspects, leading to the conclusion that this student practice brings benefits regarding the process of care and improvements to the users' health, the improvement of the teaching-learning process and the teaching-service-community integration. Based on the results achieved, the research-related product refers to an animated video explaining occupational therapy performance at Extended Family Health Centers and Primary Healthcare, aiming to offer theoretical knowledge about occupational therapy performance, contributing to the academic formation of students from Health area; guide the practice of professionals working at Extended Family Health Centers and Primary Healthcare.
Palavras-chave: Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Atenção primária à saúde
Terapia ocupacional
Brazil. Ministry of Health. Family Health Support Center
Unified Health System (Brazil)
Primary health care
Occupational Therapy
Student Practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: GENERINO, Amanda Karol da Silva. As contribuições da prática discente de terapia ocupacional nos núcleos ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6167
Data do documento: 20-ago-2019
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