00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6165
Tipo: Dissertação
Título: Discursos dos egressos do curso técnico em Agropecuária do IFPE: desvelamento e produção de sentidos
Título(s) alternativo(s): Speeches by graduating from the techinical course in Agricultural of IFPE: unveiling and production os senses
Autor(es): Lima, Ana Patricia Santana Rosa de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Florêncio, Ana Maria Gama
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
Resumo: A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada junto aos egressos do Curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFPE Campus Vitória de Santo Antão, cujo objetivo foi contribuir para uma reflexão acerca de sua trajetória no mundo do trabalho, considerando seus condicionantes. Em atendimento ao objetivo geral da pesquisa, foi essencial identificarmos quais fatores condicionaram a escolha do curso; qual o objetivo do jovem ao ingressar no curso; se há satisfação com a formação realizada e qual a trajetória desse egresso. Como dispositivo teórico analítico adotamos os pressupostos do materialismo histórico evidenciado por (MARX; BAKHTIN;) e da Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa (PECHÊUX; ORLANDI; CAVALCANTE; FLORÊNCIO, entre outros), pois a AD de linha francesa, entende que a produção dos sentidos está associada ao confronto sujeito/língua/discurso e foi sob essa perspectiva que analisamos as Sequências Discursivas (SD), contidas nas entrevistas realizadas. Desvelar a trajetória tomada pelos egressos do curso de agropecuária do Campus Vitória e que fatores condicionam essa trajetória e sua inserção no mundo do trabalho, constitui-se, em nosso percurso analítico, nossa questão central. A análise de seus discursos, materializados em entrevistas, aponta que a trajetória desses egressos é afetada por condicionamentos, expostos nessa pesquisa, que por sua vez são afetados pela formação ideológica do capital, evidenciadas por meio de elementos de saber da formação discursiva do mercado, presentes nos enunciados dos sujeitos entrevistados. O resultado que alcançamos demonstra que todas as condições apresentadas nesta pesquisa dirigem o ser social a tomar certas posições, contudo o que tem impulsionado os egressos de forma mais latente são os obstáculos que o capital tem lhe impelido.
Abstract: This dissertation is the result of a research conducted among the graduates of the Agricultural course at IFPE, whose goal was to contribute to a reflection about the Graduates’ trajectory of Agricultural integrated Course from Vitória de Santo Antão Campus in the world of work, considering its constraints. In order to accomplish the general objective of the survey, it was essential to identify which factors have led to the choice of this course; what is the youth’s aim after joining the course; If there is satisfaction with the performed training and what this graduates’ trajectory is As theoretical background we adopted analytical assumptions of historical materialism (evidenced by MARX; BAKHTIN;) and discourse analysis (DA) by the French Line (PECHÊUX; ORLANDI; CAVALCANTE; FLORÊNCIO, among others), because the DA French Line, believes that the senses production is associated to the contention subject/language/speech and it was from this perspective that we have reviewed the Discursive Sequences (DS), based on the interviews of this research. Our central issue is to elucidade the trajectory taken by Graduates’ trajectory of Agricultural Course from Vitória de Santo Antão Campus and clarify what factors influence this trajectory and their integration into the world of work. The analysis of their speeches, materialized in interviews, points out that the trajectory of these graduates is affected by constraints, exposed in this work, which in turn affected by ideological formation of capital, highlighted by means of knowledge elements by the market discursive formation, in the set of subjects interviewed. The result that we have achieved demonstrates that all the conditions presented in this research address the social human being to assume some positions, however, what has encouraged the graduates in a latent way are the obstacles that the capital has propelled to graduates.
Palavras-chave: Egressos
Análise do discurso
Trabalho
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Curso de Agropecuária
Graduating
Speech analysis
Work
Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - Agriculture Course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Ana Patricia Santana Rosa de. Discursos dos egressos do curso técnico em agropecuária do IFPE: desvelamento e produção de sentidos. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6165
Data do documento: 23-ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discursos dos egressos do curso técnico em agropecuária do IFPE - desvelamento e produção de sentidos.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.