00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: O processamento cognitivo da compreensão na leitura instrumental em inglês no Ensino médio profissionalizante
Título(s) alternativo(s): The cognitive processing of comprehension in esp reading in the professionalizing High school
Autor(es): Guedes, Annallena de Souza
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Vian Junior, Orlando
metadata.dc.contributor.referee2: Ifa, Sergio
Resumo: O presente estudo se voltou para a compreensão de textos em inglês sob a ótica da Abordagem Instrumental, de modo a verificar os processamentos estratégicos de compreensão de textos em língua inglesa dos estudantes do ensino médio profissionalizante. Este tema tem uma relevância significativa para o ensino-aprendizagem de línguas, bem como para os processamentos envolvidos na compreensão de textos. A pesquisa aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Porto Seguro no primeiro semestre (pesquisa piloto) e segundo semestre de 2011. Os informantes do estudo piloto foram estudantes do Curso Técnico Integrado em Alimentos e os informantes da pesquisa foram estudantes do 4º semestre do Curso Técnico Subsequente em Alimentos e do 2º e 3º semestres do Curso Técnico Subsequente em Informática. Além dos estudantes mencionados, 3 professores também colaboraram com a pesquisa. A pesquisa configurou-se como predominantemente qualitativa na forma de estudo de caso, uma vez que foi aplicada a um número fixo de informantes dentro de um contexto específico de aprendizagem. Os instrumentos de pesquisa usados foram os questionários de sondagem, teste de compreensão de texto, teste cloze e protocolos verbais. Os pressupostos teóricos da Abordagem Instrumental, do processamento cognitivo da leitura, bem como os modelos de leitura de base psicolingüística e as estratégias cognitivas e metacognitivas da leitura embasaram este estudo. Para tanto, utilizamos contribuições de alguns autores, dentre outros, Kleiman (1989; 1995; 2002), Kato (2007), Leffa (1996), Tomitch (2008), Silveira (1999; 2005a, 2005b), Santos et al (2009), Ramos (2004 et al; 2005), Goodman (1967; 1987), Nuttal (1982) e Hutchinson e Waters (1987). Todos os informantes colaboraram bem com a pesquisadora e se dispuseram a realizar as tarefas de bom grado. Quanto às estratégias de leitura, ficou evidenciado que a maioria dos alunos ativa o conhecimento prévio e consegue identificar as ideias centrais do texto através de inferências simples. Entretanto, foi verificado que o desempenho dos alunos foi prejudicado devido às dificuldades com o vocabulário e o conhecimento sistêmico da língua inglesa.
Abstract: The present study turns around to text comprehension in English under the ESP approach, in order to verify the strategic processing of text comprehension in the English language of professionalizing high school students. This theme has a meaningful relevance to languages teaching and learning, as well as to the processes involved in the comprehension of texts. The research took place in the Federal Institution of Education, Science and Technology of Bahia, campus Porto Seguro in the first semester (pilot phase) and in the second semester (the research in itself) in 2011. The pilot phase informers were students from the Integrated Technical Course in Food and the research in itself informers were students from the 4th semester of the Subsequent Technical Course in Food, and the 2nd and 3rd semesters of the Subsequent Technical Course in Informatics. Besides the students mentioned, 3 teachers contributed to the research, which was predominantly qualitative, in the form of a case study, since it was applied to a fixed number of informers inside a specific context of learning. In order to collect data, the author used questionnaires, text comprehension test, cloze test and verbal protocols. The work is based on the assumptions of the ESP approach, on the cognitive reading processing, as well as the reading models with a psycholinguistics basis which recognize cognitive and metacognitive reading strategies. In this perspective, the author used some authors’ contributions, among them, Kleiman (1989; 1995; 2002), Kato (2007), Leffa (1996), Tomitch (2008), Silveira (1999; 2005a, 20005b), Santos et al (2009), Ramos (2004 et al; 2005), Goodman (1967; 1987), Nuttal (1982) e Hutchinson and Waters (1987). All informers contributed with the researcher and accomplished all the tasks in a great way. In turns to the reading strategies, it was made clear that the majority of students activated background knowledge and identified the texts’ central ideas through simple inferences. However, it was verified that the students’ performance was damaged due to their difficulties related to the vocabulary and the systemic knowledge of the English language.
Palavras-chave: Língua inglesa – Leitura
Língua inglesa – Abordagem instrumental
Compreensão de textos – Processos cognitivos
English Language - Reading
English Language - Instrumental Approach
Test comprehension - Cognitive process
ESP approach
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: GUEDES, Annallena de Souza. O processamento cognitivo da compreensão na leitura instrumental em inglês no Ensino médio profissionalizante. 2019. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6134
Data do documento: 30-ago-2012
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