00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6133
Tipo: Tese
Título: O proinfância em Penedo: uma avaliação sobre a ressonância do programa na educação infantil do municipio
Autor(es): Siqueira, Patrícia Gomes de
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Simões, Patrícia Maria Uchôa
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria Dos
metadata.dc.contributor.referee3: Côco, Valdete
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Marlene Oliveira dos
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a ressonância do programa Proinfância no processo de ampliação da oferta de vagas e melhoria da qualidade do atendimento da Educação Infantil por meio de estudo de caso em Penedo - Alagoas. Esta pesquisa é parte de um estudo maior denominado “A criança, a cidade e o patrimônio: diálogos com os saberes e fazeres da comunidade penedense e eborense”, coordenado pela Profa. Dra. Lenira Haddad, que tem Penedo como cidade de referência, razão pela qual se definiu como cidade para realização deste estudo. A coleta de dados se deu em três etapas: a primeira foi a caracterização dos marcos regulatórios do programa e o mapeamento do Proinfância em Alagoas desde o surgimento até 2018, por meio de análise documental. A segunda para caracterização político-administrativa da educação infantil de Penedo, por meio de entrevistas e questionários junto à Secretaria Municipal de Educação, análise documental; e a terceira etapa o estudo de caso no qual foram utilizados como instrumento de coleta: entrevista com a diretora e coordenadora, questionário com as professoras, auxiliares de sala e pais ou responsáveis pelas crianças. A análise se apoiou nos referenciais teórico-metodológicos do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (1992, 2001, 2014). Foram subsidio para reflexão sobre questões que envolvem as relações políticas e práticas relacionadas ao Programa os seguintes autores: Ramos (2011), Garcia (2014), Almeida (2015), Costa (2015), Nunes et al (2015), Vieira (2016) e Pires (2017). O estudo defende a tese de que o programa tem um grande potencial indutor de políticas municipais o que favorece identificar na realidade local estratégias para se construir indicadores de qualidade para a educação infantil do município. Os dados evidenciaram que o Proinfância no município de Penedo, apesar de não ter conseguido concluir 100% todas as etapas do processo de implementação das unidades adquiridas, ressoou de modo significativo no contexto político educacional local. Diante de influências procedentes de uma política macro, a gestão atual de Penedo assumiu o compromisso de promover a melhoria da qualidade da Educação Infantil por meio de investimentos na área. O contexto educacional penedense apresentou a necessidade de romper com as duas vertentes predominantes nas práticas pedagógicas observadas: a assistencialista - com foco no atendimento relativo aos cuidados e à guarda; e outra com ênfase na alfabetização aludindo a preparação para o ensino fundamental. Os resultados fomentaram delinear indicadores de qualidade para a educação infantil local com o intento de (re)estruturação dos processos pedagógicos e (re)definição de práticas de qualidade concernentes à realidade local.
Abstract: The present study aimed to evaluate the resonance of the Proinfância program in the process of expanding the offer of places and improving the quality of childcare through a case study in Penedo - Alagoas. This research is part of a larger study called “The child, the city and the heritage: dialogues with the knowledge and practices of the Penedo and Eborense community”, coordinated by Profa. Dr. Lenira Haddad, who has Penedo as a reference city, which is why she defined herself as a city for this study. Data collection took place in three stages: the first was the characterization of the program's regulatory frameworks and the mapping of Proinfância in Alagoas from its inception until 2018, through document analysis. The second for the political-administrative characterization of Penedo's early childhood education, through interviews and questionnaires with the Municipal Secretariat of Education, document analysis; and the third step was the case study in which they were used as a collection instrument: interview with the principal and coordinator, questionnaire with the teachers, room assistants and parents or guardians of the children. The analysis was based on the theoretical-methodological frameworks of Stephen Ball's Policy Cycle (1992, 2001, 2014). The following authors were subsidized for reflection on issues involving political relations and practices related to the Program: Ramos (2011), Garcia (2014), Almeida (2015), Costa (2015), Nunes et al (2015), Vieira (2016) ) and Pires (2017). The study defends the thesis that the program has a great potential to induce municipal policies, which favors to identify in local reality strategies to build quality indicators for the early childhood education of the municipality. The data showed that Proinfância in the municipality of Penedo, despite not being able to complete 100% of all stages of the process of implementation of acquired units, resonated significantly in the local educational political context. Faced with influences from a macro policy, Penedo's current management has made a commitment to improve the quality of early childhood education through investments in the area. The penedense educational context presented the need to break with the two predominant strands in the pedagogical practices observed: the assistentialist - focusing on care related to care and custody; and another with an emphasis on literacy alluding to preparation for elementary school. The results encouraged to delineate quality indicators for local early childhood education with the intention of (re) structuring the pedagogical processes and (re) defining quality practices concerning the local reality.
Palavras-chave: Educação infantil
Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)
Políticas Públicas
Early Childhood Education
Proinfancy
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SIQUEIRA, Patrícia Gomes de. O proinfância em Penedo: uma avaliação sobre a ressonância do programa na educação infantil do municipio. 2019. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6133
Data do documento: 9-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O proinfância em Penedo uma avaliação sobre a ressonância do programa na educação infantil do municipio.pdf3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.