00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3662242058929178pt_BR
dc.contributor.referee2Ifa, Sérgio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.creatorAraújo, Erika Maria Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123942431694462pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T18:10:29Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-10T18:10:29Z-
dc.date.issued2019-08-20-
dc.identifier.citationARAÚJO, Erika Maria Santos de. Letramentos e etnografia: reflexões sobre os efeitos secundários do letramento. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6064-
dc.description.abstractThe purpose of this work is, through the rescue of significant stories and events, to present reflections on the side effects of literacy. At the beginning of the research, in march of 2017 school year, the main question was: what can be done, in terms of Portuguese language teaching, that may be meaningful to my students from the perspective of social literacy? However, as time went by, my research changed course. I began to move away from a positivist path, in which the intention is to look for a problem and solve it, and I turned my attention to the side effects of my practice that suddenly appeared in march 2018. Thus, through ethnography and its methods of record generation, I started a rescue of my practice and the search for understanding these effects. To support the analysis of these effects, I used the theoretical basis of Braga (2015), Buzato (2009; 2015), Gomes (2015; 2016), Mey (1998), Rajagopalan (2003), Rojo and Moura (2012), Gomes (2019), Hooks (2017), Bourdieu (2015), Hall (2015), Certeau (2014), Foucault (2017) and Milton Santos (2013). To build the reflections I selected three side effects: (1) Peter's case; (2) Bruna's case and (3) Gustavo's case. Therefore, opposing to the view of autonomous model, where language is understood only as a mere skill and the social implications of literacy are always peaceful, this research shows how literacy hás a function in society, a means of functioning that inspires our attitudes towards the society.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.Etnologiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectSide effects of literacypt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleLetramentos e etnografia: reflexões sobre os efeitos secundários do letramentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é, por meio do resgate de histórias e eventos significativos, apresentar reflexões sobre os efeitos secundários do letramento. No início da pesquisa, no começo do ano letivo de 2017, a principal pergunta era: o que pode ser feito, em termos de ensino de língua portuguesa, que possa ser significativo para meus alunos, partindo da perspectiva dos letramentos sociais? No entanto, a pesquisa mudou de rumo. Começo a me distanciar de um caminho positivista em que a intenção era procurar um problema e solucioná-lo e volto minha atenção para os efeitos secundários da minha prática que, a partir de março de 2018, emergiam sem que eu os esperasse. Assim, por meio da etnografia e seus métodos de geração de registro, inicio um resgate da minha prática e a busca pela compreensão desses efeitos. Para fundamentar as análises desses efeitos, busquei respaldo em autores como Braga (2015), Buzato (2009; 2015), Gomes (2015; 2016), Mey (1998), Rajagopalan (2003), Rojo e Moura (2012), Gomes (2019), Hooks (2017), Bourdieu (2015), Hall (2015), Certeau (2014), Foucault (2017) e Milton Santos (2013). Para construir as reflexões, selecionei três efeitos secundários: (1) o caso de Pedro; (2) o caso de Bruna e (3) o caso de Gustavo. Portanto, contrariando a ótica do modelo autônomo em que a linguagem é entendida apenas como uma mera habilidade e as implicações sociais do letramento são sempre pacíficas, esta pesquisa mostra como o letramento é uma função na sociedade, um meio de funcionamento que inspira nossas atitudes em relação à mesma.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramentos e etnografia reflexões sobre os efeitos secundários do letramento.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.