Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6017
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no domínio de fração |
Autor(es): | Sibaldo, Maria Aparecida Amorim |
Primeiro Orientador: | Costa, Evandro de Barros |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Brito, Patrik Henrique da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Leandro Dias da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Menezes, Credine Silva de |
Resumo: | Este trabalho apresenta um ambiente interativo de aprendizagem sobre Frações, dotado de mecanismos de suporte a interações cooperativas e adaptativas oferecidas por seus agentes tutores aos aprendizes humanos, focando principalmente em atividades de resolução de problemas. Para isso, propõe-se uma arquitetura baseada em agentes de software e serviços Web semânticos, daí, pôde-se verificar a viabilidade funcional da proposta e, posteriormente, apresentar uma revisão de tal arquitetura para suprir alguns requisitos anteriormente não visados, além de modelos que dão suporte às referidas interações. No que diz respeito às interações, o aprendiz receberá suporte pedagógico tanto de um agente tutor, quanto de algum de seus pares que fazem parte do ambiente. Particularmente, um agente tutor conta com um modelo aberto do aprendiz, a partir do qual passa a dispor de informações úteis para orientar suas ações. A idéia deste modelo ser aberto é a de permitir que o aprendiz possa ver qual a avaliação que o sistema tem a seu respeito, tendo ainda a oportunidade de discordar de tal avaliação, e assim contribuir para o refinamento do conteúdo de tal modelo. |
Abstract: | This work presents an interactive environment for learning about fractions, with mechanisms to support cooperative and adaptive interactions offered by tutors agents to human learners, focusing mainly on activities to solve problems. For this purpose, an architecture based on software agents and semantic Web services was proposed, therefore, we verify the functional viability of the proposal and, posteriorly, to present a revision of that architecture to suply some requirements not previously covered, beyond models that support to those interactions. With respect to interactions, the learner will receive support from both a pedagogical agent tutor, as some of their peers who are part of the environment. Particularly, a tutor agent has an open learner model, from which it obtains information to guide their actions. The idea of this model be opened is to allow the learner seeing the evaluation that the system hás about him, and also the opportunity to disagree with this assessment, and thus contribute to the refinement of the content of such a model. |
Palavras-chave: | Sistema tutores Modelagem aberta do aprendiz Sistema multi-agente Tutors system Open Apprentice Modeling Multiagent Systems Intelligent Tutor Systems Open Learner Model |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento |
Citação: | SIBALDO, Maria Aparecida Amorim. Arquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no Domínio de Fração. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6017 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no Domínio de Fração.pdf | 7.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.