00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Nukácia Meyre Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4953993121138640pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.creatorBispo, Rosiene Omena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5574816454476606pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-02T19:45:54Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-10-02T19:45:54Z-
dc.date.issued2016-02-19-
dc.identifier.citationBISPO, Rosiene Omena. Multiletramentos, história e identidade: uma experiência com alunos do ensino fundamental. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6003-
dc.description.abstractWe discuss, in this research, a work with multiliteracies as a path to identity formation of 8th. graders from a public school. The aim was to investigate how the teaching sequence proposed, which provided for the use of technology, would help to bring out the identity marks of the students and the communities in which the school operates. The methodology used was ethnographic leading to immersion in school life in a broader context, which occurred through visits to students, their families, the knowledge of district / place where they live, their favorite places, and leisure facilities. As registration and data collection instruments, we used: photos, videos, audio recorded interviews, teacher logbook and students presentations. The results, analyzed from the perspective of multiliteracies reveal personal stories of students, recover information about the neighborhoods and places where they live and the events that marked the local life and show multiple facets of identity building a new sociability. As for the work of the teacher of Portuguese, I realized s/he must transcend the issues of language teaching, though without giving them upe, seeking to establish connections between the students daily lives and curriculum content, mobilizing other languages in addition to verbal and technological resources, for, as we concluded, they favor the contact with reality and allow students to speak and act on it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectIdentidade e históriapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectAlunos - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectIdentity and historypt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectStudents - Elementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleMultiletramentos, história e identidade: uma experiência com alunos do Ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiscuto, nessa pesquisa, o trabalho com multiletramentos como caminho para a formação identitária de alunos do 8º ano de uma escola pública municipal. O objetivo foi investigar de que maneira a sequência didática proposta, que previa o uso tecnologia, contribuiria para fazer emergir as marcas identitárias dos alunos e das comunidades onde a escola se insere. A metodologia utilizada foi a etnográfica com vistas a uma imersão na vida escolar num contexto mais amplo, que se deu por meio de visitas aos alunos, suas famílias, do conhecimento do bairro/sítio onde moram, seus lugares favoritos, espaços de lazer. Como instrumentos de registro e coleta de dados, utilizei: fotos, vídeos, entrevistas registradas em áudio, diário de bordo do professor e apresentação dos alunos. Os resultados, analisados sob a ótica dos multiletramentos, revelam histórias pessoais dos alunos, resgatam informações sobre os bairros e sítios onde moram e dos acontecimentos que marcaram a vida local e evidenciam múltiplas facetas identitárias que constroem uma nova sociabilidade. Quanto ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, percebi que ele deve transcender o ensino de questões de língua, embora sem prescindir destes, buscando estabelecer conexões entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos curriculares, mobilizando as outras linguagens além da verbal e recursos tecnológicos, pois, conforme concluímos, eles favorecem o contato com a realidade e possibilitam aos alunos falar e agir sobre ela.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Multiletramentos, história e identidade uma experiência com alunos do ensino fundamental.pdf16.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.