00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Raquel La Corte dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848862718592960pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.creatorJesus, Luciana Barros Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9963149262161265pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-02T19:32:21Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-10-02T19:32:21Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationJESUS, Luciana Barros Rodrigues de. O jornal mural na EJA: possibilidade de aproximação entre língua e sujeito por meio de atividades de leitura e retextualização de entrevista jornalística. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6000-
dc.description.abstractThis work discusses the issue of literacy non-hegemonic socio-cultural groups, and especially the Youth and Adult Education of a municipal school in Arapiraca, Alagoas. One of the most relevant topics for teaching literacy practices unfamiliar to the learner points to the border orality / writing area. Working on this theme should not be guided by a logic of what is now identified as the diglossic polarization, that is, the contrast between oral / written language, from which ancient beliefs reinforce stigmas related to the latter: correct language, appropriate language, cultured language, etc. From this perspective, the didactic proposal presented here had as general objective to elaborate a wall newspaper by reading the local newspapers with emphasis on issues that are part of public bodies and, as a specific goal, work the journalistic interview genre as a rewriting of the wall newspaper. The theoretical and methodological support of our study combines notions of ideological literacy, as proposed by Street (2014) and Signorini (2012), and ethnographic approach in the classroom context, as André (2012). With regard to reading, partial results showed that the selected topics for the newspaper layout meet the pragmatic needs of students. In this case, the section directed to the theme of violence was highlighted. Regarding retextualization activity, it was observed as major operations the elimination of interactional brands and repetitions, the introduction of punctuation, the reordering of discursive topics and stylistic treatment with selection of new structures. The intervention experience undertaken in PROFLETRAS through literacy practices focused in the local context by using the wall newspaper brough to my students a closer relationship with the language once lost due to the work focused on Grammar and disconnected from real situations. As a teacher, I may now rethink my teaching practice in young people and adult education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectLetramento - Ideologiapt_BR
dc.subjectJornal mural - Utilizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectLiteracy - Ideologypt_BR
dc.subjectWall newspaper - Usept_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO jornal mural na EJA: possibilidade de aproximação entre língua e sujeito por meio de atividades de leitura e retextualização de entrevista jornalísticapt_BR
dc.title.alternativeNewspaper mural in EJA: approaching the possibility between language and subject in reading activities media and journalism retextualization of interviewpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a questão do letramento de grupos socioculturais não hegemônicos, mais especificamente da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal em Arapiraca, Alagoas. Um dos temas de grande relevância para o ensino de práticas letradas pouco familiares ao aprendiz aponta para a zona fronteiriça oralidade/escrita. O trabalho com essa temática não deve estar pautado por uma lógica do que hoje se identifica como a da polarização diglóssica, ou seja, a da contraposição entre língua oral/escrita, a partir da qual antigas crenças reforçam estigmas relacionados a esta última: língua correta, língua adequada, língua culta, etc. Nessa perspectiva, a proposta didática aqui apresentada teve por objetivo geral elaborar um jornal mural por meio de leitura dos jornais locais com ênfase nas temáticas que fazem parte das instâncias públicas e, como objetivos específicos, trabalhar o gênero entrevista jornalística como reescrita do jornal mural; e estudar os processos de transcrição e retextualização necessários para a atividade de reescrita do jornal. O aporte teórico-metodológico de nosso estudo combina noções do letramento ideológico, tal como propõem Street (2014) e Signorini (2012), e da abordagem etnográfica no contexto de sala de aula, conforme André (2012). No tocante à leitura, os resultados mostraram que os tópicos selecionados para o layout do jornal atenderam a uma necessidade pragmática dos alunos. Nesse caso, a seção direcionada à temática da violência ganhou destaque. Com relação à atividade de retextualização, observou-se como principais operações, a eliminação de marcas interacionais e de repetições, a introdução da pontuação, a reordenação dos tópicos discursivos e o tratamento estilístico com seleção de novas estruturas. A experiência de intervenção aqui empreendida no PROFLETRAS por meio de práticas do letramento focadas no contexto local pelo uso do jornal mural trouxe para meus alunos uma relação de mais proximidade com a língua, antes distanciada em função do trabalho centrado nas regras gramaticais desvinculadas das situações de uso. Trouxe, sobretudo, outros feixes de luz para que, como professora, eu possa repensar minha prática docente na educação de jovens e adultos na contínua dinâmica da vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.