00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.contributor.advisor2Santos, Raquel La Corte dos-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848862718592960pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Raquel La Corte dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848862718592960pt_BR
dc.contributor.referee2Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.creatorSilva, Claudemira Maria Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4287631422583311pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-02T17:52:46Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-10-02T17:52:46Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Claudemira Maria Rocha. Novos letramentos no ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a construção identitária de alunos de um nono ano, da professora e da escola. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5995-
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate how the work with new literacies in Portuguese classes could meet multiple use demands of language and identity construction of 9th. graders from a state school in União dos Palmares, Alagoas . From the application of a didactic sequence, using participant methodology in an ethnographic way, three instruments were used for data generation: interviews, photographs and radio programs (podcast). BAUMAN (2005), HALL (2006), GOMES (2010), ROJO (2012), SANTAELLA (2007; 2012), SONTAG (2014), and STREET (2014) among others, supported this work. As a result, we can highlight that working with new literacies and multiple languages, as well as providing changes in the identity construction of the participating students, also resulted in transformation of other identities: teacher´s, Portuguese subject and school identities. The data allow us to reflect, in line with the theories studied, on the multiple and dynamic character of identities, and the inter-relationship between the school identities, literacies, the Portuguese language education and identity construction from the students. Thereby changing the look and teacher´s practice causes changes in students, in school and its surroundings. Other results were ethnography as a method that allows the researcher indentation in the field for a better understanding of the forces at work and the importance of understanding the language as a social practice, multicultural and located.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectPortuguese Language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleNovos letramentos no ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a construção identitária de alunos de um Nono ano, da professora e da escolapt_BR
dc.title.alternativeNew literacies in Portuguese teaching: reflections on the identity construction of both ninth Grade students, teacher and schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi o de investigar como o trabalho com os novos letramentos nas aulas de Língua Portuguesa poderia atender às múltiplas demandas de uso da linguagem e à construção identitária dos alunos do 9º ano C de uma escola pública estadual de União dos Palmares, Alagoas. A partir da aplicação de uma sequência didática, utilizando a metodologia participante do tipo etnográfico, foram usados três instrumentos de geração e coleta de dados: entrevistas, fotografias e programas de rádio (podcast). BAUMAN (2005), HALL (2006), GOMES (2010), ROJO (2012) e SANTAELLA (2007; 2012), SONTAG (2014) e STREET (2014) dentre outros, embasaram este trabalho. Como resultados, podemos destacar que o trabalho com novos letramentos e múltiplas linguagens, além de propiciar mudanças na construção identitária dos alunos participantes, resultou na transformação de outras identidades: da professora, da própria disciplina língua portuguesa e da identidade da escola. Os dados nos permitem refletir, em consonância com as teorias resenhadas nesse estudo, sobre o caráter múltiplo e dinâmico das identidades, e sobre a inter-relação que existe entre as identidades da escola, os letramentos, o ensino de língua portuguesa e a construção identitária dos alunos. Talvez, assim, o Ensino de Língua Portuguesa contribua para que as identidades dos alunos sejam enxergadas. Desse modo, a mudança do olhar e do fazer do professor provoca mudanças no aluno, na escola e no seu entorno. Outros resultados foram a constatação da etnografia como método que permite o adentramento do pesquisador no campo e uma melhor compreensão das forças em ação e a importância de entender a língua como prática social, multicultural e situada.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.