00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5965
Tipo: Dissertação
Título: Da cópia à criação no curso Técnico em Artesanato do IFAL: experiências na Educação Profissional de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): From copy to creation in the IFAL Craft Technical course: experiences in Youth and Adults vocational education.
Autor(es): Lira, Iolita Marques de
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Paiva, Jane
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender no cotidiano do Curso Técnico em Artesanato (CTA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal-AL), como se dá o processo de formação para a criação artesanal, por meio da experiência de uma egressa, tendo como lócus o referido curso. É uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), com o foco na abordagem nos/dos/com o cotidiano (ALVES, 2008, 2013; DE CERTEAU, 2016, 2017, FERRAÇO, 2008; OLIVEIRA, 2004, 2012), centrando-se no estudo de caso (STAKE, 2007; ANDRÉ, 2013). As memórias (BOSI, 1993, 1994) constituíram recurso principal para a escuta e leitura das narrativas oral, escrita e de imagens (BENJAMIN, 2012, 2014). Partiu da seguinte problematização: até que ponto o currículo praticado no Curso Técnico em Artesanato na modalidade Educação Profissional de Jovens e Adultos permitiu/permite o avanço ou não da cópia à criação, nos produtos artesanais desenvolvidos pelos artesãos-alunos? A cópia é entendida como um recurso didático, uma forma de aprender um método, seja por tradição, revistas ou internet, de desenvolver habilidades motoras, mesmo que para muitos alunos seja vista como uma maneira de produzir em escala comercial. E criação como algo novo, possível a todos e que inclui: compreender, relacionar, ordenar, configurar e significar. Utilizou-se, como fontes geradoras de corpora, o Portfólio da egressa com escritas verbais e não-verbais, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design de interiores; complementado com narrativas advindas das sessões conversas com a egressa e com sete professores que participaram dos processos da práticateoriaprática e do aprendizadoensinoaprendizado experienciados cotidianamente, por meio do currículo pensadopraticado. O estudo triangula dados originados de suas fontes e faz o registro da memória do CTA e reconhece que a cópia nos produtos iniciais da artesã-aluna, avançaram no processo fazendo-a na relação de saberes, uma criadora.
Abstract: This research had as general objective to understand in the daily of the Technical Course in Crafts (CTA) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Alagoas (Ifal-AL), how the process of formation for the artisanal creation happens, through the experience of a graduation, having as locus the said course. It is a qualitative research (BOGDAN; BIKLEN, 1994), focusing on the approach to daily life (ALVES, 2008, 2013; DE CERTEAU, 2016, 2017, FERRAÇO, 2008; OLIVEIRA, 2004, 2012), focusing on the study. case study (STAKE, 2007; ANDRÉ, 2013). Memories (BOSI, 1993, 1994) were the main resource for listening and reading oral, written and image narratives (BENJAMIN, 2012, 2014). It started from the following questioning: to what extent the curriculum practiced in the Technical Craft Course in the Professional Education of Youth and Adults mode allowed / allows the advance or not of copying to creation, in artisan products developed by artisans-students? The copy is understood as a didactic resource, a way of learning a method, whether by tradition, magazines or the internet, of developing motor skills, even if for many students it is seen as a way of producing on a commercial scale. And creation as something new, possible for everyone and including: understanding, relating, ordering, configuring and meaning. We used, as sources of corpora, the Portfolio of the graduation with verbal and nonverbal writings, the Course Conclusion Work (TCC) in Interior Design; complemented with narratives from the sessions conversations with egressa and seven teachers who participated in the processes of practical theory practice and learning teaching learning experienced daily through the thought and practiced curriculum. The study triangulates data from its sources and records the memory of the CTA and recognizes that the copy in the student artisan's initial products advanced in the process by making her a relationship of knowledge, a creator.
Palavras-chave: Aprendizagem
Artesãos
Cotidiano escolar
Currículo
Educação de Jovens e Adultos
Ensino profissional
Learning
Craftsman
School daily life
Curriculum
Youth and Adult Education
Vocational education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIRA, Iolita Marques de. Da cópia à criação no curso Técnico em Artesanato do IFAL: experiências na Educação Profissional de Jovens e Adultos. 2019. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5965
Data do documento: 2-set-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da cópia à criação no curso Técnico em Artesanato do IFAL: experiências na Educação Profissional de Jovens e Adultos.pdfDa cópia à criação no curso Técnico em Artesanato do IFAL: experiências na Educação Profissional de Jovens e Adultos2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.