00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo exploratório sobre os aspectos que influenciam na eficiência da predição de sucesso acadêmico de alunos de programação introdutória
Título(s) alternativo(s): An exploratory study on the aspects that influence the predicting efficiency of academic success for introductory programming students
Autor(es): Borges, José Estevam Vilar
Primeiro Orientador: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Neto, Baldoino Fonseca dos
metadata.dc.contributor.referee2: Mello, Rafael Ferreira Leite de
Resumo: Existe uma carência de ferramentas inteligentes para auxiliar os professores na análise de grande massa de dados gerada sobre os alunos de um determinado curso, permitindo mensurar o nível de aprendizado dos alunos ou ainda auxiliar na identificação daqueles que não estão conseguindo obter um bom rendimento no aprendizado. Para amenizar esse tipo de lacuna, atualmente existem diversos estudos na área de Mineração de Dados e Aprendizagem de Máquina, abordando o processo de obtenção de conhecimento para ajudar na tomada de decisões. Assim essa área, tem sido explorada para apoiar o ensino e pesquisa, permitindo a extração de informação relevante, dentre os dados disponíveis, para suportar a tomada de decisões pelos educadores, principalmente, e também gestores. Este trabalho busca explorar os fatores, dentro do processo de predição, que possuem influência na eficiência das técnicas já conhecidas de predição de sucesso dentro do âmbito educacional. Para isso, foram aplicadas em um banco de dados real quatro abordagens distintas, porém correlacionadas, para mensurar a eficiência de cada técnica. Tais abordagens consideram características particulares de cada aluno, além de explorar também a eficiência de cada técnica relacionadas à parcela amostral de treino e teste, características específicas dos algoritmos de árvore de decisão e aspectos temporais da predição.
Abstract: There is a lack of intelligent tools to assist teachers in the analysis of the large amount of data generated on the students of a particular course, allowing to measure the level of learning of the students or to assist in the identification of those who are not achieving a good performance in learning . To mitigate this type of gap, there are currently several studies in the area of Data Mining and Machine Learning, addressing the process of obtaining knowledge to assist in decision making. Thus, this area has been exploited to support teaching and research, allowing the extraction of relevant information, among the available data, to support decision-making by educators, mainly as well as managers. This work seeks to explore the factors, within the prediction process, that influence the efficiency of the already known techniques of prediction of success within the educational scope. For this purpose, four different but correlated approaches were applied to a real database to measure the efficiency of each technique. These approaches take into account the particular characteristics of each student, as well as to explore the efficiency of each technique related to the training sample and test, specific characteristics of the decision tree algorithms and temporal aspects of the prediction.
Palavras-chave: Mineração de dados educacionais
Mineração de dados (Computação)
Aprendizagem por computador
Seleção de atributos
Algoritmos de predição
Educational Data Mining
Data Mining (Computing)
Computer learning
Attribute Selection
Prediction Algorithms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: BORGES, José Estevam Vilar. Um estudo exploratório sobre os aspectos que influenciam na eficiência da predição de sucesso acadêmico de alunos de programação introdutória. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5935
Data do documento: 7-mai-2019
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