00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641pt_BR
dc.creatorVieira, André Vilhena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456209533408278pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T17:54:14Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-09-12T17:54:14Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationVIEIRA, André Vilhena. Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5934-
dc.description.abstractConceptual Maps (MCs) are used in various educational situations, such as meaningful learning resource and assessment tool. This dissertation proposes a qualitative evaluation model for conceptual maps of the evolution of meaningful learning, called the Stratified Conceptual Map (MCE), with facilities to attend in a particular way both the teacher and the student, using the information present in the map with attribution of the classes Optional, basic, mandatory and advanced concepts and characteristics of symmetry, transitivity and reflexivity relations. The objective is to increase the use of the traditional model by integrating the tasks of constructing and evaluating conceptual maps, facilitating the monitoring of the evolution of the student and / or the class, offering feedback to the student, with the possibility of self evaluation and helping the teacher In the evaluation of the evolution and quality of the mapped concepts. The research used a qualitative approach and its validation occurred during an extension course on Bidding at the Federal University of Alagoas (UFAL) with twelve participants. As data acquisition instruments, interview, questionnaire and brainstorming were used. The results show that the proposed model can help teachers in a qualitative evaluation of the maps of their students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectMapa conceitual estratificadopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAvaliação qualitativapt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectConceitual mappt_BR
dc.subjectMap Conceptual Stratifiedpt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectQualitative Evaluationpt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleConcepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFALpt_BR
dc.title.alternativeDesign and implementation of a qualitative evaluation model for stratified concept maps in a case study in the context of a course of extension on bidding UFALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoMapas Conceituais (MCs) são usados em diversas situações educacionais, tais como recurso para aprendizagem significativa e instrumento de avaliação. Esta dissertação propõe um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais da evolução da aprendizagem significativa, denominado de Mapa Conceitual Estratificado (MCE), com facilidades para atender de maneira particular tanto o professor quanto o aluno, utilizando as informações presentes no mapa com atribuição das classes opcional, básico, obrigatório e avançado aos conceitos e características de simetria, transitividade e reflexividade as relações. O objetivo é ampliar o uso que se faz do modelo tradicional integrando as tarefas de construção e avaliação de mapas conceituais, facilitando o acompanhamento da evolução do aluno e/ou da turma, oferecendo feedback ao aluno, com possibilidade de auto avaliação e ajudando o professor na avaliação da evolução e qualidade dos conceitos mapeados. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e sua validação ocorreu durante um curso de extensão sobre Licitação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com doze participantes. Como instrumentos de aquisição de dados, utilizou-se a entrevista, questionário e brainstorming. Os resultados obtidos demonstram que o modelo proposto pode auxiliar os professores numa avaliação qualitativa dos mapas de seus alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.