00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Acauam Silvério de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8769010940218337pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Marcelo Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7128574046378477pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Ana Claudia Aymoré-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.contributor.referee4Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135166291673802pt_BR
dc.creatorBarbosa, Bruno César Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182501323317399pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T16:57:37Z-
dc.date.available2019-09-12-
dc.date.available2019-09-12T16:57:37Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationBARBOSA, Bruno César Ribeiro. Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguísticas e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930-
dc.description.abstractThe aim of this research is to point out a possibility of reading the work of Itamar Assumpção, identifying, in his songs, an inventive and original compositional model, often used by the composer, in which the memory — individual or collective — through intertextual constructions, articulates constant dialogues with the tradition of Brazilian music and poetry. In this dialogue, the voices transmute into others, and in other utterances and texts, weaving a kind of mosaic, in which the parts that compose it join together and form a new object, although never homogeneous. From the attentive and responsive reading/listening of their discs — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) — a corpus with illustrative songs of its compositional model was developed, highlighting also the dialogue with the public listener and its trajectory through the music scene independent paulistana, in response to the consumerist model of the phonographic industry. The main theoretical references used as dialogue in this research are: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998) and Tatit (2002; 2004; 2014).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectPoesia contemporânea brasileirapt_BR
dc.subjectPluralidade culturalpt_BR
dc.subjectCompositores – Brasilpt_BR
dc.subjectBrazilian folk songpt_BR
dc.subjectContemporary brazilian poetrypt_BR
dc.subjectPluralitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é apontar uma possibilidade de leitura da obra de Itamar Assumpção, identificando, em suas canções, um modelo composicional inventivo e original, frequentemente utilizado pelo compositor, no qual a memória — individual ou coletiva — por meio de construções intertextuais, articula constantes diálogos com a tradição da música e da poesia brasileiras. Nesses diálogos, as vozes transmutam-se em outras, e em outros enunciados e textos, tecendo uma espécie de mosaico, no qual as partes que o compõem se juntam e formam um novo objeto, embora nunca homogêneo. A partir da leitura/escuta atenta e responsiva de seus discos — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) —, foi desenvolvido um corpus com canções ilustrativas de seu modelo composicional, destacando também o diálogo com o público ouvinte e sua trajetória pelo cenário da música independente paulistana, em resposta ao modelo consumista da indústria fonográfica. As principais referências teóricas utilizadas como diálogo nesta pesquisa são: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998); Bakhtin (2011) e Tatit (2002; 2004; 2014).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.