00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5928
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em Martin Heidegger
Autor(es): Gama, Adma Emanuelle
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Krummel, John Wesley Megumo
Resumo: O presente trabalho, decorrente de uma pesquisa bibliográfica através do método de análise do conteúdo, visa pensar acerca das possibilidades da educação para a autenticidade através de uma perspectiva de ensino e aprendizagem e da analítica existencial na filosofia de Heidegger. E busca atingir os seguintes objetivos: analisar a proposta da analítica existencial em Martin Heidegger; averiguar as contribuições da filosofia heideggeriana para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem; compreender os desdobramentos da categoria Sorge para se pensar uma educação para a autenticidade. Para tais fins, o nosso texto é organizado em quatro seções, que dissertam a questão do ser dentro de um determinado recorte, explorando a questão do sentido do ser e também a questão da verdade do ser. Através da questão da verdade é abordado o tema acerca da educação em relação à análise que Heidegger faz da alegoria da caverna, em A teoria platônica da verdade (1929). Ainda com o mesmo intuito, de buscar reflexões para se pensar a educação, é verificado, em Que é uma coisa? (1935/36), o resgate do termo Tá Mathemata realizado por Heidegger, com o intuito de discutirmos a relação aprender-ensinar. Por fim, trazemos a proposta de retomar trechos da alegoria da caverna, já analisados por Heidegger, no intuito de dialogar com algumas categorias da filosofia de Heidegger por intermédio das obras Ser e tempo (1927), Que é uma coisa? (1935/36), A teoria platônica da verdade (1929), também de alguns textos de apoio,a fim de pensar na questão de um aprender e ensinar para uma existência autêntica.
Abstract: The present work, resulting from a bibliographical research through the method of content analysis, aims to think about the possibilities of education for authenticity through a perspective of teaching and learning and existential analytics in the philosophy of Heidegger. And it seeks to achieve the following objectives: To analyze the proposal of the existential analytic in Martin Heidegger; To ascertain the contributions of the Heideggerian philosophy to the understanding of the teaching and learning process; Understand the unfolding of the Sorge category to think of na education for authenticity. For these purposes, our text is organized in four (4) sections, which explains the question of being, within a certain cut, exploring the question of the sense of being and also the question of the truth of being. Through the question of truth the theme about education is approached in relation to Heidegger's analysis of the allegory of the cave in The Platonic theory of truth 1929. Still with the same intention, to seek reflections to think about education, is verified in, What is one thing? 1935/36, the redemption of the term Tá Mathemata by Heidegger, in order to discuss the learning-teach relationship. And finally, but not least, we bring the proposal to retake portions of the allegory of the cave, already analyzed by Heidegger, in order to dialogue with some categories of Heidegger's philosophy through the works Being and time 1927, What is one thing? 1935/36, The Platonic theory of truth 1929, as well as some supporting texts, aimed at thinking about the issue of learning and teaching for an authentic existence.
Palavras-chave: Educação
Ensino-Aprendizagem
Filosofia
Sociologia da educação
Heidegger, Martin, 1889-1976
Education
Teaching-Learning
Philosophy
Sociology of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GAMA, Adma Emanuelle. Uma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em Martin Heidegger. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5928
Data do documento: 30-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em.pdfUma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em Martin Heidegger959.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.