00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sovierzoski, Hilda Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044840899631023pt_BR
dc.contributor.referee1Lucas, Lucken Bueno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6908341698896083pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco Júnior, Wilmo Ernesto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813504265082078pt_BR
dc.creatorFrança, João Pedro Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6383843214355793pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-10T15:22:46Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-09-10T15:22:46Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationFRANÇA, João Pedro Rodrigues. Ensino de citologia: análise da influência de um modelo didático no ensino e na aprendizagem. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. Contém 1 [Produto Educacional] com título: "Modelo Representacional Concreto da Célula Animal".pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5912-
dc.description.abstractThe teaching of Cytology has its recognized importance, because it represents a relevant step for the promotion of scientific interest, going beyond the memorization of concepts. However, the students' difficulties in understanding these concepts are perceptible. The question that the present research sought to investigate was: Where did the use of didactic model contribute to the teaching and learning in Cytology for the students of the 1st grade of High School? The proposal of work tried to complement the traditional way as the classes of Cytology are often worked, aiming at the best learning of the students. The objective was to analyze how the learning about Cytology was influenced by the use of didactic model of animal cell for students of the 1st grade of High School. The research was qualitative in a public school in the state of Alagoas. The dissertation project was submitted to the Ethics Committee and approved. Data collection took place through a test of prior knowledge and post intervention applied in three classes, in order to recognize what students carried as elementary school baggage and the knowledge built after the intervention. The data obtained were analyzed by frequency of responses, by categorization and statistical analysis. The results revealed that the students present superficial knowledge about the cell, and there is still a great deal to be understood as a basis for learning in Biology. The Educational Product, titled "REPRESENTATIONAL MODEL CONCRETE OF THE ANIMAL CELL", is also presented, with the objective of supporting the teaching of Cytology and contributing to student learning. Since the knowledge about the cell by the students studied was superficial, the proposal of different teaching strategies becomes indispensable, since the act of teaching about the cell content is still attached to the memorization of the textbook.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCélulas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia celular - Modelo de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Alagoaspt_BR
dc.subjectCells - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectCell Biology - Didactic modelpt_BR
dc.subjectHigh School - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino de citologia: análise da influência de um modelo didático no ensino e na aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO ensino de Citologia possui sua importância reconhecida, pois representa um passo relevante para a promoção do interesse científico, indo além da memorização de conceitos. Entretanto, são perceptíveis as dificuldades dos estudantes no entendimento desses conceitos. A pergunta que a presente pesquisa buscou investigar foi: Em que a utilização de modelo didático contribuiu para o ensino e a aprendizagem em Citologia para os alunos da 1ª série do Ensino Médio? A proposta de trabalho tratou de complementar a forma tradicional como as aulas de Citologia são trabalhadas frequentemente, visando a melhor aprendizagem dos discentes. O objetivo tratou de analisar como a aprendizagem sobre Citologia foi influenciada por meio da utilização de modelo didático de célula animal para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do estado de Alagoas. O projeto de dissertação foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado. A coleta de dados ocorreu por meio de um teste de conhecimentos prévios e pós intervenção aplicados em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental e os conhecimentos construídos após a intervenção. Os dados obtidos foram analisados por frequências de respostas, por categorização e análise estatística. Os resultados revelaram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Apresenta-se, também, o Produto Educacional, intitulado “MODELO REPRESENTACIONAL CONCRETO DA CÉLULA ANIMAL”, com o objetivo de servir de apoio ao ensino de Citologia e contribuir para a aprendizagem dos estudantes. Como o conhecimento sobre célula pelos estudantes pesquisados foi superficial, a proposta de diferentes estratégias de ensino torna-se indispensável, pois o ato de ensinar sobre o conteúdo célula está preso, ainda, à memorização do livro didático.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de citologia análise da influência de um modelo didático no ensino e na aprendizagem.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.