00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aragaki, Sérgio Seiji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170534155900279pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520297824443794pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jeane Félix da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927273805588210pt_BR
dc.creatorLeão, Suderlande da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745996405042932pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T18:56:47Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-09-04T18:56:47Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.citationLEÃO, Suderlande da Silva. A interdisciplinaridade na residência multiprofissional de uma universidade federal do Nordeste: à óptica dos residentes. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5882-
dc.description.abstractThis Academic Work consists of a dissertation and two educational product. Result of a research developed in the Professional Master in Health Teaching of the Faculty of Medicine (PMHT) of the Federal University of Alagoas (FUAL), It was motivated by my experience as a preceptor in a public teaching hospital. Considering the principles of the Unified Health System (UHS), one of the strategies developed by the Ministries of Education (MEC) and Health (MH) for its operationalization are the multiprofessional health residency programs. These are intended to guarantee training based on comprehensive, multiprofessional and interdisciplinary care (BRASIL, 2102). The aim of this research was to analyze the discourses of the residents to know whether the Multiprofessional Residency in Adult and Elderly Health (RMSAI) of a public university in the Brazilian Northeast is training professionals for interdisciplinary health work. The results showed that the interdisciplinarity happens in an incipient way, with the predominance of individual and multidisciplinarity practices. In order for interdisciplinarity practices to be established as a more intense praxis, changes in the organizational, structural and interpersonal aspects of the course are required. Based on these results, as the first educational product was written a scientific article, based on the research, which will be submitted in a scientific journal. The second product is the technical report of a workshop, which aimed to promote reflective feedback on the results of the research and to produce proposals to improve the training provided by the MRAEH. As the workshop achieved its objective it became an important strategy for reflection on the subject of interdisciplinarity within the MRAEH, fostering the exchange of experiences and ideas among the participants. Besides, it has been configured in an opportunity to collaboratively evaluate environments of educational practices, as proposed by the professional master degree.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHospitais de ensinopt_BR
dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas. Faculdade de Medicinapt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectTeaching hospitalspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary health teampt_BR
dc.subjectUniversity Federal of Alagoas. Faculty of Medicinept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade na residência multiprofissional de uma universidade federal do Nordeste: à óptica dos residentespt_BR
dc.title.alternativeThe interdisciplinarity in the multiprofessional residence of a Northeastern federal university: the optics of the residentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso consta de uma dissertação e dois produtos educacionais (um artigo científico e um relatório técnico de uma oficina), oriundos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (MPES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Todos esses componentes foram motivados pela minha vivência como preceptora em um hospital público de ensino. Diante dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das estratégias elaboradas pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para sua operacionalização são os programas de residência multiprofissional em saúde. Estas têm o intuito de garantir a formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar (BRASIL, 2102). Diante disso, a pesquisa teve como objetivo analisar os discursos de residentes para saber se a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso (RMSAI) de uma universidade pública do nordeste brasileiro está formando profissionais para o trabalho interdisciplinar na saúde. Os resultados mostraram que a interdisciplinaridade acontece de forma incipiente, com o predomínio de práticas individuais ou multidisciplinares. Para que as práticas interdisciplinares possam se firmar como práxis de maior intensidade, são necessárias mudanças em aspectos organizacionais, estruturais e interpessoais do curso. A partir desses resultados, como primeiro produto educacional foi escrito um artigo, tendo como base a pesquisa, o qual será submetido a um periódico científico. O segundo produto é o relatório técnico de uma oficina, a qual teve como objetivo promover um feedback reflexivo sobre os resultados da pesquisa e produzir propostas para melhoria da formação proporcionada pela RMSAI. A oficina, atingindo o objetivo, se constituiu em uma importante estratégia de reflexão acerca do tema interdisciplinaridade no âmbito da RMSAI, fomentando a troca de experiências e ideias entre as participantes. Além disso, se configurou em uma oportunidade de avaliar de forma colaborativa ambientes de práticas educativas, tal como proposto pelo mestrado profissional.pt_BR
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