00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5864
Tipo: Dissertação
Título: Álgebra escolar: problemas de estrutura algébrica no 7°ano do Ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): School algebra: algebraic structure problems in 7th grade
Autor(es): Mota, José Janailson
Primeiro Orientador: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: Os problemas matemáticos ajudam os alunos na compreensão do significado de conhecimentos matemáticos, assim como também no desenvolvimento da capacidade de raciocínio. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a aplicação de uma sequência didática composta por oficinas de jogos matemáticos pode contribuir para que estudantes do 7°ano do Ensino Fundamental consigam desenvolver habilidades de resolução de problemas de estrutura algébrica. Partindo do nascimento da álgebra e da álgebra escolar, passando pela utilidade das equações de resolver problemas, coletando resultados em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino, que já cursaram o 7º ano. É no 7º ano do Ensino Fundamental que o estudante tem seu primeiro contato com o estudo dos problemas de estrutura algébrica. Em seguida, foi realizada a aplicação da sequência didática composta por oficinas de jogos, fazendo a coleta dos dados antes e depois da sua realização. Os resultados adquiridos foram analisados e o trabalho investigou se esses resultados foram favoráveis. Caso os resultados não tenham sido favoráveis, escolheu-se uma das escolas investigadas para que seja aplicada a sequência didática de intervenção, visando obter resultados mais significativos. Para este trabalho, considera-se como resultados significativos aqueles que forem superiores aos resultados coletados antes da aplicação das oficinas. Por fim, o trabalho busca uma reflexão sobre os resultados adquiridos e busca também propor sugestões para trabalhos futuros.
Abstract: Mathematical problems help students understand the meaning of mathematical knowledge, as well as the development of reasoning ability. This paper aims to show that the application of a didactic sequence composed by mathematical games workshops can contribute to the 7th grade elementary school students to develop problem solving skills of algebraic structure. Starting from the birth of algebra and school algebra, going through the usefulness of the problem solving equations, collecting results in 8th grade classes of public schools in the 7th grade. It is in the 7th grade of elementary school that the student has his first contact with the study of algebraic structure problems. Then, the didactic sequence composed of game workshops was applied, collecting data before and after its realization. The acquired results were analyzed and the work investigated if these results were favorable. The acquired results were analyzed and the work investigated if these results were favorable. If the results were not favorable, one of the schools investigated was chosen to apply the didactic sequence of intervention, aiming to obtain more significant results. For this work, we consider as significant results those that are superior to the results collected before the application of the workshops. Finally, the paper seeks a reflection on the acquired results and also seeks to propose suggestions for future work.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Álgebra
Equações
Matemática – Resolução de problemas
Ensino Fundamental
Mathematics - Study and teaching
Equations
Mathematics - Problem Solving
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: MOTA, José Janailson. Álgebra escolar: problemas de estrutura algébrica no 7°ano do Ensino fundamental. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5864
Data do documento: 16-mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Álgebra escolar problemas de estrutura algébrica no 7°ano do ensino fundamental.pdf4.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.