Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5854
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construindo processos de literatura surda na escola: reflexões, ações e propostas |
Título(s) alternativo(s): | Building processees of deaf literature in school: reflections, actions and proposals |
Autor(es): | Alencar, Joyce Gomes de |
Primeiro Orientador: | Stella, Paulo Rogério |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ifa, Sérgio |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de refletir os aspectos da aprendizagem a partir do uso da Literatura Surda enquanto marcador da construção da cultura e identidade dos alunos surdos matriculados nas turmas de ensino fundamental de uma escola bilíngue na Paraíba, mostrando que este conhecimento pode ser utilizado como metodologia pelo educador, auxiliando positivamente no processo educacional dos alunos surdos. A proposta dessa pesquisa se dá a partir da utilização da literatura surda, enquanto ferramenta para o desenvolvimento da linguagem, como forma de ajudar nas produções literárias de língua de sinais. Tem-se três objetivos principais: o primeiro é identificação das necessidades da escola para se trabalhar a literatura surda, verificando se na instituição existe a presença dos gêneros literários em língua de sinais, de modo que melhor se atenda os alunos surdos matriculados nas turmas ensino de fundamental da escola, o segundo é elaborar uma proposta de ensino da literatura surda e aplicar o conhecimento adquirido de forma efetiva, executando e demonstrando o que se entende de fato por literatura surda; e por fim refletir sobre a importância da Literatura surda no processo de ensino e aprendizagem. O ensino de Literatura Surda é importante, pois é uma ferramenta pedagógica que permite a conscientização e o conhecimento do surdo quanto a sua cultura e identidade. O método de metodologia de pesquisa qualitativa foi escolhido como elemento de possibilidade para abertura de caminhos a investigar, buscando informações no ambiente que viabilizassem o desenvolver a pesquisa, “por pensar sobre o que faz e por interpretar suas ações dentro e a partir da realidade vivida” (MINAYO, 2016). Com isso, a pesquisa dividiu-se em três etapas: a pesquisa de campo, análise de dados qualitativa e pesquisa com intervenção participativa. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se entrevista coletiva com professores, planos de aula e diários reflexivos das atividades desenvolvidas. Os resultados desse trabalho estão sendo alcançados a partir de investigações e anotações feitas no diário de pesquisa e na participação ativa dentro da comunidade escolar, a partir desses levantamentos torna-se possível traçar metas e planejamentos, junto ao professor responsável, que propiciem a discussão, proposta e a prática de ensino-aprendizagem da literatura surda dentro da escola bilíngue estudada. |
Abstract: | The present paper aims to reflect on the efficacy of the different literary genres in signs language for the deaf, showing that these can be used as methodology by the educator, positively assisting the educational process of deaf students, having as a goal the aspects of teaching-learning of deaf literature as a marker of cultural construction and deaf identities of students in the school research field. The proposal of this research is based on the use of deaf literature, as a tool for the development of language as a way to help in literary productions of signs language. There are three main goals: the first is to identify the needs of the school to work the deaf literature, verifying if the institution has the presence of literary in sign language that best meet the deaf students enrolled in the elementary school, the second is to prepare a proposal for teaching of deaf literature and apply the acquired knowledge effectively, executing and demonstrating what is actually understood by deaf literature; and finally to reflect on the importance of Deaf literature in the process of teaching and learning. The teaching of Deaf Literature is important because it is a pedagogical tool that allows the deaf person's awareness and knowledge of their culture and identity. The method of qualitative research methodology was chosen as an element of possibility to open paths to investigate, seeking information in the environment that would enable the research to be developed, "for thinking about what it does and for interpreting its actions within and from the reality lived "(MINAYO, 2016). The research was divided into three stages: field research, qualitative data analysis and research with participatory intervention. As data collection instruments, a collective interview with teachers, lesson plans and reflective diaries of the carried out activities. The results of this work are being achieved through research and notes made in the research diary and active participation within the school community, from these surveys it becomes possible to draw up goals and plans with the responsible teacher, proposal and the teaching-learning practice of deaf literature within the bilingual school studied. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Literatura – Crianças surda Crianças surda - Linguagem Estudo e ensino Gêneros literários – Língua de sinais Applied Linguistics Literature - Deaf Children Deaf Children – Language Study and teaching Literary Genres - Sign Language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | ALENCAR, Joyce Gomes de. Construindo processos de literatura surda na escola: reflexões, ações e propostas. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5854 |
Data do documento: | 10-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Construindo processos de literatura surda na escola reflexões, ações e propostas.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.