Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5802
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
Autor(es): | Pereira, Beatriz da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Vívia Dayana Gomes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Messias, Paulo Roberto Lemos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes Neta, Natércia de Andrade |
Resumo: | O presente trabalho, tem como objetivo relatar a importância da internet como ferramenta de aprendizagem para os discentes ingressados das turmas de 2009 a 2015, no curso de Licenciatura em Matemática, realizado na modalidade à distância oferecido pela Universidade Federal de Alagoas. A proposta é expandir a tecnologia computacional vista na funcionalidade da plataforma de ensino AVA e na implementação do site de compartilhamento de vídeos – o YouTube, contribuindo numa experiência de aprendizado mais dinâmico integrando informações e conteúdos entre alunos e professores de forma mais acessível e estruturada. Com a expansão das tecnologias de informação e comunicação, torna-se possível ensinar e aprender com aulas interdisciplinares sem a presença física de um professor. Diante desse crescimento, essa pesquisa descreve que a matemática pode ser ensinada e compreendida usando diversos recursos tecnológicos, em especial a internet. |
Abstract: | The present work aims to report the importance of the internet as a learning tool for the students enrolled in the classes from 2009 to 2015, in the Mathematics Licentiate course, conducted in the distance modality offered by the Federal University of Alagoas. The proposal is to expand the computational technology seen in the functionality of the AVA teaching platform and in the implementation of the YouTube video sharing site, contributing to a more dynamic learning experience by integrating information and content between students and teachers in a more accessible and structured way. With the expansion of information and communication technologies, it becomes possible to teach and learn with interdisciplinary classes without the physical presence of a teacher. Faced with this growth, this research describes that mathematics can be taught and understood using various technological resources, especially the internet. |
Palavras-chave: | Educação a distância AVA Tecnologia Distance education Technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática Ensino a Distância |
Citação: | PEREIRA, Beatriz da Silva. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura Em Matemática EAD – Polo Penedo , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802 |
Data do documento: | 4-abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.