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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5757
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise das imagens dos povos indígenas em uma coleção de livros didáticos de história para estudantes do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Análisis de las imágenes de los pueblos indígenas em una colección de libros didácticos de historia para Estudiantes del 6º a 9º años de la enseñanza fundamental. |
Autor(es): | Silva, Cintia Gomes da |
Primeiro Orientador: | Amorim, Roseane Maria de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pizzi, Laura Cristina Vieira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freire, Eleta de Carvalho |
Resumo: | Aborda-se um estudo e análise das imagens dos povos indígenas nos livros didáticos de História do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental. Este trabalho reporta-se à história da educação em uma perspectiva voltada para a temática indígena e a história do currículo quanto aos aspectos do livro didático de História. Ambos os elementos interligam-se e são inseparáveis, principalmente quando se alude à historiografia brasileira. Com fundamento na leitura imagética e ao mesmo tempo textual instituída na reflexão que vai além de meras descrições, mas, sim, atendo-se aos elementos relevantes que cada imagem representa nesses materiais. Assim, um dos objetivos instituídos neste trabalho é: compreender como as imagens dos povos indígenas circulam em uma coleção de livros didáticos de História para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: discutir o currículo oficial do ensino de História nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da educação básica; analisar a política de escolha, de compra e distribuição dos livros didáticos de História do ensino fundamental; analisar as imagens dos povos indígenas nos livros de História do 6.º ao 9.º ano na Coleção Historiar. Metodologicamente, explora-se a referida temática por meio de um estudo realizado em documentos de domínio público: as imagens dos povos indígenas nos livros didáticos de História na Coleção Historiar da Editora Saraiva. Para fundamentar o olhar e a reflexão sobre as imagens e os textos, trouxemos Grupioni (1995, 2003), os estudos de Foucault (1979, 2014), Tomaz Tadeu da Silva (1995, 2010a, 2010b, 2013), Antônio Flávio Moreira (1995), Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau (2008), que favoreceram na compreensão do conceito de teorização do currículo e na formação dos sujeitos em sua pluralidade, subjetividade e identidade. Na área do ensino de História, livro didático de História e análise das imagens, Bittencourt (2011, 2015, 2017a), Thais Fonseca (2006), Ferreira e Franco (2013), e Paiva (2002) retrataram o uso pedagógico das imagens no ensino de História. Arroyo (2011) auxilia sobre o currículo em disputa. Pesavento (2003) sublinha a Nova História Cultural que rompe com o positivismo e traz a reinvenção do passado englobando novos sujeitos na História, que antes eram excluídos da sociedade. Prezia (2017) traz um rico desvelamento sobre a história da resistência indígena nos 500 anos de luta no Brasil. Destarte, esta pesquisa direcionou-se para averiguar e desmistificar a diversidade de etnias e grupos indígenas, além de reconhecer o legado indígena deixado e ainda muito presente no Brasil, bem como provocar reflexões para a desconstrução de percepções distorcidas e veladas. Toda essa exposição encontra-se explanada nos estudos realizados e registrados nesta dissertação. |
Abstract: | RESUMEN: Se aborda un estudio y análisis de las imágenes de los pueblos indígenas en los libros didácticos de Historia del 6.º al 9.º año de la enseñanza fundamental. Este trabajo se reporta a la historia de la educación desde una perspectiva orientada hacia la temática indígena y la historia del currículo en cuanto a los aspectos del libro didáctico de Historia. Ambos elementos se interconectan y son inseparables, principalmente cuando se alude a la historiografía brasileña. Con base en la lectura imagética y al mismo tiempo textual instituida en la reflexión que va más allá de meras descripciones, pero sí atendiendo a los elementos relevantes que cada imagen representa en esos materiales. Así, uno de los objetivos instituidos en este trabajo es: comprender cómo las imágenes de los pueblos indígenas circulan en una colección de libros didácticos de Historia para estudiantes del 6º al 9º año de la enseñanza fundamental. Los objetivos específicos son: discutir el currículo oficial de la enseñanza de Historia en los años iniciales y finales de la enseñanza fundamental de la educación básica; analizar la política de elección, de compra y distribución de los libros didácticos de Historia de la enseñanza fundamental; analizar las imágenes de los pueblos indígenas en los libros de Historia del 6.º al 9.º año en la Colección Historiar. Metodológicamente, se explora la referida temática por medio de un estudio realizado en documentos de dominio público: las imágenes de los pueblos indígenas en los libros didácticos de Historia en la Colección Historiar de la Editora Saraiva. Para fundamentar la mirada y la reflexión sobre las imágenes y los textos trajimos Grupioni (1995, 2003), los estudios de Foucault (1979, 2014), Tomaz Tadeu da Silva (1995, 2010a, 2010b, 2013), Antônio Flávio Moreira (1995), Antônio Flávio Moreira y Vera Maria Candau (2008) que favorecieron en la comprensión del concepto de teorización del currículo y en la formación de los sujetos en su pluralidad, subjetividad e identidad. En el área de la enseñanza de Historia, libro didáctico de Historia y análisis de las imágenes, Bittencourt (2011, 2015, 2017a), Thais Fonseca (2006), Ferreira y Franco (2013), y Paiva (2002), retrataron el uso pedagógico de las imágenes en la enseñanza de la historia. Arroyo (2011) ayuda sobre el currículo en disputa. Pesavento (2003) subraya la Nueva Historia Cultural que rompe con el positivismo y trae la reinvención del pasado englobando nuevos sujetos en la historia, que antes eran excluidos de la sociedad. Prezia (2017) trae un rico desvelamiento sobre la historia de la resistencia indígena en los 500 años de lucha en Brasil. De esta manera, esta investigación se orientó para averiguar y desmistificar la diversidad de etnias y grupos indígenas, además de reconocer el legado indígena dejado y aún muy presente en Brasil, así como provocar reflexiones para la deconstrucción de percepciones distorsionadas y veladas.Toda esta exposición se encuentra explicada en los estudios realizados y registrados en esta disertación. |
Palavras-chave: | Índios da América do Sul - Brasil - Educação Livros didáticos Livros de História - Imagens e textos - Análise Indios de Sudamérica - Brasil - Educación Libros didácticos Libros de historia - Imágenes y textos - Análisis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Cintia Gomes da. Análise das imagens dos povos indígenas em uma coleção de livros didáticos de história para estudantes do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5757 |
Data do documento: | 11-jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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