00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Farias, Antonio José Ornellas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, José Isnaldo de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111088449226485pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.creatorMoura, Ronaldo Cristiano da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331840757871323pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-30T17:36:54Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-07-30T17:36:54Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationMOURA, Ronaldo Cristiano da Silva. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas como instrumento de aprendizagem. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5627-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the effects of the preparation of teachers to work in the classroom in the preparation of students to carry out the steps in the Brazilian Physics Olympiad of Public Schools (OBFEP). To this end, an experience report was prepared on the preparation, implementation and application of the educational product developed in the form of a teacher training course in the State Schools of the State of Alagoas to work on preparing the students in their respective school units to participate in the OBFEP. In the preparation of the training, tests were carried out from 2013 to 2016. The content of the test questions involved six areas of physics: mechanics, wave, thermal physics, electromagnetism, geometric optics and modern physics, with a greater emphasis on questions of mechanics. In the analyzed analysis were constructed graphs that helped to identify constant peculiarities in the tests. There were two stages of evidence one theoretical and the other experimental. The result of this work was made based on the students' performance in the two phases of the Olympiad. The results showed that the students of the schools involved in the state of Alagoas performed better than the results obtained in other states of the federation. What also justifies the positive effect of the work developing as all was the improvement of the local result in 2016 and 2017 in relation to the results obtained in 2015, although this year by an individual work developed by a teacher in a certain school there have been a considerable number of award-winning students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectBrazilian Olympiadpt_BR
dc.subjectOBFEPpt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleA Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas como instrumento de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe Brazilian Olympics of Public School Physics as a learning instrumentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da preparação dos professores para trabalhar em sala de aula na preparação dos alunos para realizar as etapas constante na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Para atender esse fim foi efetuado um relato de experiência da elaboração, implementação e aplicação do produto educacional desenvolvido na forma de um curso de capacitação dos professores nas Escolas Estaduais do Estado de Alagoas para trabalhar na preparação dos estudantes em suas respectivas unidades escolares para participar da OBFEP. Na preparação da capacitação foram efetuadas análises das provas no período de 2013 a 2016. Os conteúdos das questões das provas envolviam seis áreas da física: mecânica, ondulatória, física térmica, eletromagnetismo, óptica geométrica e física moderna, com uma ênfase maior nas questões de mecânica. Na análise efetuada foram construídos gráficos que auxiliaram a identificar peculiaridades constantes nas provas. Existiam duas etapas de provas uma teórica e a outra experimental. O resultado desse trabalho foi efetuado com base no desempenho dos estudantes nas duas fases da olimpíada. Os resultados mostraram que os estudantes das escolas envolvidas do estado de Alagoas tiveram melhor desempenho em relação aos resultados obtidos nos outros estados da federação. O que também justifica o efeito positivo do trabalho desenvolvendo como todo foi a melhoria do resultado local em 2016 e 2017 em relação aos resultados obtidos em 2015, apesar que neste ano por um trabalho a parte individual desenvolvido por um professor em uma determinada escola ter havido um número considerável de alunos premiados.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas como instrumento de aprendizagem.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.