06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da confiabilidade de fundações por estacas do tipo hélice contínua através da previsão da capacidade de carga por métodos semi-empíricos
Autor(es): Moreira, Cecília Vieira
Primeiro Orientador: Ricardo, Alverlando Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Falcão, Victor Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Verde, Salvatore
Resumo: No cenário atual, a segurança dos sistemas de fundações é pré-estabelecida através de coeficientes de segurança que devem ser aplicados durante o dimensionamento, determinados via normatização nacional. Apesar da garantia da segurança que estes fatores oferecem, sua aplicação não leva em consideração variáveis aleatórias que influenciam direta e/ou indiretamente no comportamento final do sistema. Assim, nos últimos anos, uma das ferramentas mais ascendentes aplicadas ao dimensionamento de estruturas e fundações diversas é a análise de confiabilidade. Com isto, o presente trabalho faz uma análise da confiabilidade de modelos de fundação dimensionados em estacas do tipo hélice contínua, através da verificação dos índices de confiabilidade e probabilidades de falha resultantes. A análise foi feita criando-se modelos distintos, cada um com um diâmetro específico para as estacas, sendo desenvolvidos a partir de métodos semi-empíricos da previsão da capacidade de carga, permitindo a comparação entre os mesmos. Além disso, os carregamentos iniciais foram incrementados, buscando o impacto desde aumento na confiabilidade dos sistemas mantidos com a configuração dimensionada inicialmente. Por fim, é possível verificar a influência do método de cálculo das resistências selecionado para dimensionar a fundação, do diâmetro empregado para tal e do aumento das solicitações sobre a confiabilidade dos modelos de fundação criados.
Abstract: In the actual scenario, the security of the foundations systems its pre-established through security coefficients which must be applied during the dimensioning, determining by nacional rule. Although the guaranty of safety these factors have to offer, its application doesn’t lead to consider random variables that influence direct and/or indirectly the final behavior of the system. Therefore, in the last years, one of the most ascending tools for dimensioning structures and foundations is a reliability analysis. With this, the present study makes an analysis of the reliability of foundation models dimensioned in continuous flight auger, through the verification of the reliability indexes and resulting failure probabilities. The analysis was done by creating distinct models, each with a specific diameter for the piles, being developed from semi-empirical methods of the load capacity prediction, allowing the comparison between them. In addition, the initial loads were increased, seeking the impact since increased reliability of the systems maintained with the initial dimensioned configuration. Finally, it is possible to verify the influence of the calculation method of resistances selected to size the foundation, the diameter used for that and the increase of the requests about the reliability of the foundation models created.
Palavras-chave: Dimensionamento
Fundações
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: MOREIRA, Cecília Vieira. Análise da confiabilidade de fundações por estacas do tipo hélice contínua através da previsão da capacidade de carga por métodos semi-empíricos. 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5622
Data do documento: 19-jul-2019
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