Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5590
Tipo: | Dissertação |
Título: | A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | A path of workers union of education in Alagoas |
Autor(es): | Lira, Jailton de Souza |
Primeiro Orientador: | Prado, Edna Cristina do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Josenilton Nunes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diógenes, Elione Maria Nogueira |
Resumo: | A presente dissertação registra e analisa a trajetória do movimento sindical em ducação durante o período de ascensão do neoliberalismo em Alagoas. Em termos históricos, a análise percorre os acontecimentos que iniciaram nos anos de 1985 com a redemocratização brasileira até os anos de 2010. A trajetória desses momentos históricos foi reconstituída por meio de documentos oficiais, atas, fotografias, anais de congressos, boletins, jornais e principalmente, entrevistas semi-estruturadas com algumas das personagens que vivenciaram estes fatos. O texto discute algumas questões essenciais concernentes a esta fase política e organizativa dos trabalhadores da educação, distribuídas nas categorias analíticas da valorização profissional, da politização sindical e das estratégias de ação, em que temas como neoliberalismo, movimento sindical, Plano de Cargos e Carreiras, gestão democrática, Pacto pela Educação e matriz curricular puderam ser tratados à luz dessas categorias. Uma questão central apontada pelo presente trabalho analisa a constituição legal do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) enquanto entidade representativa dos servidores públicos em meio ao fortalecimento da ideologia neoliberal e ao desmonte das políticas públicas durante os governos estaduais no período histórico correspondente. Para compreensão do papel e da importância do movimento sindical foram utilizadas, dentre outras, as análises de Antunes (1982; 1986; 1991; 1995; 2008), Boito Jr. (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007) e Vieira (2009). Por outro lado, as discussões sobre a realidade econômica alagoana partiram das reflexões analíticas de Albuquerque (2009), Carvalho (2008; 2009) e Lira (1997; 2007). Já a crítica ao modelo neoliberal foi referendada em algumas reflexões teóricas de Mészáros (2002). Nas considerações finais, foi feito um resgate das hipóteses iniciais formuladas, comparando com a análise dos dados da pesquisa, evidenciando-se a influência do modelo neoliberal e da conjuntura política e econômica sobre os rumos do movimento sindical. |
Abstract: | The present thesis records and analyzes the trajectory of the union movement in education during the rise of neoliberalism in the state of Alagoas, Brazil. In historical terms, the analysis covers the events between the 1985s with the Brazilian redemocratization and the 2010s. The course of these historical events was reconstructed by means of official documents, reports, photographs, annals of congresses, bulletins, newspapers, and mainly semi-structured interviews with some of the figures who experienced these events. Essential issues are discussed regarding this political and organizational stage of education workers, distributed in the analytical categories of professional appreciation, union politicization and action strategies, in which subjects as neoliberalism, union movement, Career Action Plan, democratic management, Pact for Education, and curriculum were analyzed based on these categories. A central issue provided by the present study analyzes the legal constitution of the Union of Education Workers of Alagoas (Sinteal) as the representative body of civil servants through the strengthening of neoliberal ideology and the failure of public policies throughout the state governments in the corresponding historical period. In order to understand the role and importance of the union movement, analyses of authors such as Antunes (1982; 1986; 1991; 1995; 2008), Boito Jr. (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007) and Vieira (2009) were used. Also, discussions on the economic reality of the state of Alagoas came from analytical reflections by Albuquerque (2009), Carvalho (2008; 2009) and Lira (1997; 2007). In addition, the criticism to the neoliberal model was attested in some theoretical reflections by Mészáros (2002). In the final considerations, the initially formulated hypotheses were reconsidered and compared with the research data analyses, evidencing the influence of the neoliberal model of the political and economic conjunctures concerning the directions of the union movement. |
Palavras-chave: | Valorização profissional Estratégias de ação Politização sindical Professional appreciation Action strategies Union politicization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LIRA, Jailton de Souza. A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas. 197 f. 2019.Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5590 |
Data do documento: | 2-jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas (1985-2010).pdf | 3.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.