06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Aline dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087590955272688pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Silva, Samuel Barbosa-
dc.creatorSouza, Rafaela Martins de-
dc.date.accessioned2019-07-25T17:53:21Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-25T17:53:21Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationCerto ou errado; o ensino da variação linguística e a perpetuação do preconceito linguístico nos livros didáticos de língua portuguesa. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5558-
dc.description.abstractGiven that we live in a conservative, prejudiced society, dealing with discussions at the interface of language in education is not na easy task for teachers. Thinking about this, and believing that such a discussion is necessary and urgente, in order to problematize the teaching of language, I take as corpus in this research activities of textbooks of Portuguese Language, aiming to understand the linguistic variation and how the textbooks end up reproducing the prejudice linguistic. As a methodology for analysis, we use the activities proposed in textbooks, based on the perspective of sociolinguistics. The work is inserted in the field of Linguistics, and is justified in the sense of understanding that there is not only a single form of writing and speaking, the Portuguese language, since it has many varieties. We see the importance of the deconstruction of linguistic prejudice, which is not only about linguistic but also social issues, to show the importance that every native speaker dominates his language perfectly. In turn, the school must observe that it is necessary to know the sociolinguistic reality in the school contexto, thus increasing the students’ linguistic knowledge and not discriminating or putting labels that do not know anything of their own language. This study contributes to the visibility of the diferente linguistic varieties used by Portuguese speakers. For this, I take as theoretical foundation authors such as: Antunes (2012); Bagno (1999); Bortoni-Ricardo (2004) etc.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.title"Certo" ou "errado": o ensino da variação linguística e a perpetuação do preconceito linguístico nos livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que vivemos em uma sociedade preconceituosa, que é conservadora, tratar de discussões na interface da linguagem na educação não é tarefa fácil para os docentes. Pensando nisso, e acreditando ser necessário e urgente tal discussão, a fim de problematizar o ensino da linguagem, tomo como corpus nessa pesquisa atividades de livros didáticos de Língua Portuguesa, com objetivo de compreender a variação linguística e como os livros didáticos acabam reproduzindo o preconceito linguístico. Como metodologia para análise, utilizamos as atividades propostas nos livros didáticos, embasado na perspectiva da sociolinguística. O trabalho está inserido no campo da Linguística, e justifica-se relevante no sentido de compreender que não há apenas uma única forma de escrever e falar, a língua portuguesa, pois, essa possui muitas variedades. Percebemos a importância da desconstrução do preconceito linguístico, que não são apenas referentes as questões linguísticas, mas também sociais, mostrar a importância que todo falante nativo domina sua língua perfeitamente. Por sua vez, a escola deve observar que é necessário conhecer a realidade sociolinguística no contexto escolar, assim ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos e não discriminar ou colocar rótulos de que nada sabem de sua própria língua. Esse estudo contribui no sentido de dá visibilidade as diversas variedades linguísticas utilizadas pelos falantes da língua portuguesa. Para tal, tomo como fundamentação teórica autores como: Antunes (2012); Bagno (1999); Bortoni-Ricardo (2004) etc.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.