00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5527
Tipo: Dissertação
Título: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência inglês: identidades em construção
Título(s) alternativo(s): PIBID Inglês: identidades em construção
Institutional Program of School Initiation Bags English: identities under construction.
Autor(es): Freitas, Juliano Bezerra Brandão de
Primeiro Orientador: Stella , Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Andrea da Silva
Resumo: O processo de (re)construção de identidades necessita de relações envolvendo aspectos individuais, culturais e sociais por se tratar de um processo instável de formação que não é um produto que pode ser comprado nas lojas ou até mesmo na internet. Esta dissertação de mestrado intitulada PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA INGLÊS: IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO, se desenvolveu no contexto do subprojeto Letras Inglês do PIBID-UFAL. Meu objetivo geral foi refletir acerca da construção das identidades no processo de formação dos graduandos com atuação no PIBID-Inglês por meio das análises dos valores circulantes em diários produzidos pelos graduandos durante a aplicação do projeto. Para atingir meu objetivo geral, filhio-me à Linguística Aplicada (FABRICIO 2006; CAVALCANTI 2006; BOLOGNINI 2003) com o viés de pesquisa voltado para uma reforma do pensamento em bases não positivistas (MORIN, 2003; STELLA; CRUZ, 2014). Para tanto estabeleci três objetivos específicos. O primeiro foi verificar como se dá a (re)construção das identidades dos bolsistas a partir das narrativas dos diários; o segundo foi refletir sobre valores circulantes nos diários a respeito das práticas identitárias do professor ainda em formação; o terceiro e último foi refletir sobre a minha própria (re)construção identitária enquanto professor pesquisador. Acredito que no capítulo dedicado à análise e discussão dos dados, esses objetivos específicos foram alcançados. Essa dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo trago todo o procedimento metodológico da pesquisa ancorando-me em fontes documentais e teóricas (CAPES 2014; SUBPROJETO PIBID-INGLÊS 2014; ROMERO 2010; LIBERALI 2003; MINAYO 1999; BRUNER; WEISSER 1997; BRUNER 1997). No segundo capítulo discuto todo referencial teórico que fundamenta essa pesquisa, CRUZ 2016; HALL [1932] 2014,2015; PEREIRA 2014; WOODWARD 2014; SILVA 2014; STELLA; CRUZ 2014; RAJAGOPALAN 2006; STELLA 2005, 2013, 2014; BAUMAN 2001; SOUZA SANTOS 2001). No terceiro capítulo trago as discussões acerca dos dados coletados. Os resultados obtidos até o momento demonstram que o processo de construção identitária dos graduandos com atuação no PIBID-Inglês está em constante mudança e ou crise, por se tratar de um processo que ocorre na e através da língua/gem, que é instável e inacabada. Além disso, espero que essa reflexão sirva aos interesses da Linguística Aplicada contemporânea, crítica, voltada para mudanças sociais permitindo que outros reflitam sobre suas próprias construções identitárias.
Abstract: The process of (re)construction seems to be one of the main concepts within the training of identity. It is necessary to respect the individual aspects, cultural and social consequences for that (re)construction the identities, because this is a process of unstable training which is not a product that can be bought in stores or even on the internet. This master's thesis entitled INSTITUTIONAL PROGRAM OF SCHOOL INITIATION BAGS -English: IDENTITIES UNDER CONSTRUCTION, which has developed in the context of the sub-project English letters of PIBID-UFAL. My aim general was to reflect about the construction of identities in the process of training of graduate students with expertise in PIBID-English through the values of circulating in the diary produced by students during the implementation of the project. In order to achieve my overall goal joined me to Applied Linguistics (FABRICIO 2006; CAVALCANTE 2006; BOLOGNINI 2003), I thought research within the context of a reform of thought on a no positivist (MORIN, 2003; STELLA; CRUZ, 2014) For both established three specific objectives. The first was to verify how the (re)construction of the identities of scholarship recipients is obtained from the narratives of the diaries; the second was to reflect on circulating values in the diaries about the identity practices of the teacher still in training; the third and the last one was to reflect on my own (re)constriction identity as research teacher. I believe that in the chapter dedicated to data analysis and discussion of these specific objectives have been resolved. This thesis is divided into three chapters. In the first chapter I bring all the methodological procedure of research anchoring me in the following authors CAPES 2014; SUBPROJETO PIBID-INGLÊS 2014; ROMERO 2010; LIBERALI 2003; MINAYO 1999; BRUNER; WEISSER 1997; BRUNER 1997). In the second chapter I discuss any theoretical framework that underlies this research, based on the following authors (CRUZ 2016; HALL [1932] 2014, 2015; PEREIRA 2014; WOODWARD 2014; SILVA 2014; STELLA; CRUZ 2014; RAJAGOPALAN 2006; STELLA 2005, 2013, 2014; BAUMAN 2001; SOUZA SANTOS 2001) In the third chapter I bring the discussions about the collected data. The results obtained so far show that the process of identity construction of undergraduates with PIBID-English is in constant change and or crisis, because it is a process that occurs in and through the language and this latest is unstable and unfinished in all its constitution. In addition, I hope that this discussion will serve the interests of Applied Linguistics contemporary, critical, facing social changes that others think about their own identity constructions.
Palavras-chave: Línguística aplicada
Língua inglesa – Estudo e ensino
Bolsas de pesquisa
Professores – Formação
Programa institucional de bolsas iniciação a docência
Applied Linguistics
English language - Study and teaching
Research of Bags
Teachers – Training
Institutional Program of School Initiation Bags
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: FREITAS, Juliano Bezerra Brandão de. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência inglês: identidades em construção. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5527
Data do documento: 15-mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência inglês: identidades em construção.pdfPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência inglês: identidades em construção.7.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.