00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: Metacognição, letramento e compreensão do texto acadêmico: reflexões sobre uma experiência de leitura com alunos de um curso superior tecnológico
Título(s) alternativo(s): Metacognition, literacy and comprehension of the academic text: reflections on a readinhg experience with students of a technological higher education
Autor(es): Egito, Niedja Balbino do
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Loures, Gisele Fernandes
metadata.dc.contributor.referee3: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee4: Ifa, Sérgio
Resumo: Sendo a leitura a principal atividade utilizada pelos alunos de nível superior para aprender, e também a mais incentivada pelos professores, a qualidade da compreensão leitora, demonstrada principalmente no primeiro período das graduações, tem gerado discussões em torno do nível de letramento construído no decorrer da vida escolar dos alunos. Esta pesquisa parte da busca de entendimento das percepções, reações e reflexões dos alunos de um curso superior tecnológico sobre os caminhos propostos numa experiência didática para dirimir as defasagens do seu letramento acadêmico. Através dessa experiência, de cunho eminentemente metacognitivo, visamos compreender como os alunos participantes desenvolveram sua consciência em relação ao uso de estratégias cognitivas e metacognitivas para facilitar a compreensão leitora de textos acadêmicos. Desse modo, nos sustentamos na perspectiva da leitura como processo sociocognitivo, com ênfase no monitoramento metacognitivo, que tem sido a base teórica no que diz respeito à leitura no nível universitário e nos cursos desenvolvidos para melhorar as estratégias de estudo (VEENMAN, VAN HOUT-WOLTERS; AFFLERBACH, 2006). A abordagem sociocognitiva da leitura, além de ver a metacognição como o monitoramento consciente das estratégias de estudo para construção do sentido do texto lido, considera, também, o aspecto social, que se manifesta pelas funções sociais cumpridas por meio da leitura. Além dessa teoria, nos beneficiamos do embasamento teórico do letramento, pois entendemos a leitura como um processo complexo que não consegue ser definido por uma única abordagem. Nossa pesquisa reflete sobre o Letramento Acadêmico dos alunos do primeiro módulo (2016.2) do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CSTGA), do Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro, focalizando a compreensão leitora do texto acadêmico. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, mais especificamente um estudo de caso etnográfico, em que, dentro de um semestre letivo, foram realizadas 10 sessões de estudo, estruturadas com revisão de alguns conceitos linguísticos e atividades de leitura, especialmente aplicação de testes cloze. Após a realização dos testes com todos os participantes, selecionamos alguns alunos para fazer protocolos verbais de leitura com o intuito de obter dados para análise de desempenho dos alunos nesses testes. Chegamos então à realização de experiências de leitura com artigos acadêmicos e finalizamos o período da experiência com a aplicação de um questionário avaliativo final para verificar as reflexões dos alunos quanto ao trabalho realizado, e quanto aos possíveis benefícios deste no desenvolvimento de sua compreensão leitora. Os resultados da investigação revelaram que os participantes apoiaram a experiência com vistas ao desenvolvimento da leitura do texto acadêmico, por meio da compreensão da importância do uso das estratégias metacognitivas para a compreensão leitora.
Abstract: As reading is the main activity used by higher education students to learn and also the most encouraged one by teachers, the quality of the reading comprehension, demonstrated mainly in the first period of graduation, has generated discussions around the level of literacy built throughout the students' lives. This research is based on the search for an understanding of the perceptions, reactions and reflections of the students of a technological higher education course on the proposed paths in a didactic experience to solve the lags of their academic literacy. Through this experience, which is eminently metacognitive, we aim to understand how the participating students have developed their awareness regarding the use of cognitive and metacognitive strategies to facilitate the reading comprehension of academic texts. Thus, we are based on the perspective of reading as a sociocognitive process, with emphasis on metacognitive monitoring which has been the theoretical basis for reading at the university level and in the courses developed to improve study strategies (VEENMAN, VAN HOUT-WOLTERS; AFFLERBACH, 2006). The sociocognitive approach to reading, besides seeing metacognition as the conscious monitoring of study strategies for constructing the meaning of the read text, takes into consideration the social aspect, which is manifested by the social functions fulfilled through reading. In addition to this theory, we benefit from the theoretical basis of literacy, because we understand reading as a complex process that can not be defined by a single approach. Our research reflects on the Academic Literacy of students from the first module (2016.2) of the Superior Course of Technology in Environmental Management from the Federal Institute of Alagoas, Campus Marechal Deodoro, focusing on reading comprehension of the academic text. As for the methodology, this is a qualitative research of an ethnographic nature, more specifically an ethnographic case study, where, within a school semester, 10 study sessions were carried out, structured with revision of some linguistic concepts and reading activities, especially application of cloze tests. After conducting the tests with all the participants, we selected some students to make reading verbal protocols in order to obtain data for analysis of students' performance in these tests. We then arrived at reading experiences with academic articles and finished the period of the experiment with the application of a final evaluation questionnaire to verify the students' reflections about the work performed and the possible benefits of that for the development of their reading comprehension. The results of the research revealed that the participants supported the experience taking into account the development of the readind of the academic text, by understanding the importance of using metacognitive strategies for reading comprehension.
Palavras-chave: Leitura
Consciência metacognitiva
Processo cognitivo
Metacognição
Letramento
Reading
Metacognitive Consciousness
Cognitive process
Metacognition
Academic literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: EGITO, Niedja Balbino do. Metacognição, letramento e compreensão do texto acadêmico: reflexões sobre uma experiência de leitura com alunos de um curso superior tecnológico. 2019. 231 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5522
Data do documento: 20-mar-2019
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