00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Erro ortográfico: possibilidades e impossibilidades no funcionamento linguístico-discursivo
Título(s) alternativo(s): Erreur orthographique: possibilites et impossibilites dans la fonctionnnement linguistique-discursif
Autor(es): Vieira, Adriana da Silva
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Felipeto, Sônia Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Aldir Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Maria Inez Matoso
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre ocorrências de erros ortográficos para interpretá-lo sob um ponto de vista linguístico-discursivo. Busca-se, assim, apresentar a relação existente entre os erros singulares e o sujeito que os realiza numa perspectiva do funcionamento da língua e de suas possibilidades. Os estudos descritivos excluem os erros ortográficos singulares ou imprevisíveis por não conseguirem incluí-los em uma de suas categorias definidas e, quando o fazem justificam quase sempre por uma relação fonema/grafema. A visão das categorias do erro incide na chamada homogeneização, pensamento também difundido pelos gramáticos. Contudo, nesse trabalho, a língua é vista no campo da heterogeneidade (MILNER, 1989), que suspende a estabilização gramatical e evidencia uma ação inconsciente do sujeito que se relaciona com a língua de forma singular, já que dela não tem controle. Para este estudo, selecionamos de um corpus de 216 manuscritos, quatro que apresentassem dados singulares. Esses textos foram produzidos por alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental de escolas pública e particular de Maceió-AL. Foram coletados no período compreendido entre 1996 e 1998 e, atualmente, fazem parte do acervo Práticas de Textualização na Escola, do Projeto Escritura, Texto & Criação (ET&C). Procurou-se considerar a singularidade das ocorrências na ressignificação da fala materializada na escrita do outro (LEMOS, 1996; LOPES, 2005) como resultado de uma mobilização interna dos processos metafóricos e metonímicos (JAKOBSON, 1995), observando as possibilidades e impossibilidades da língua (MILNER, 1989). Distante de ser um receituário linguístico, este trabalho não tem a pretensão de resolver os problemas do trabalho didático com a ortografia, mas enseja ser mais um propiciador de reflexões sobre aqueles erros que não se enquadram nas categorias já estabelecidas. Estes erros singulares podem nos mostrar os efeitos de uma relação do sujeito com a língua. O propósito desta investigação é contribuir para que professores / pesquisadores não descartem os erros irregulares que não se enquadram em nenhuma categoria ou que sejam explicados estritamente por uma teoria descritiva, mas que, a partir de suas ocorrências, possam compreender o percurso da escrita dos alunos.
Abstract: Ce travail a comme objectif réflechir sur les faits d´erreurs orthographiques pour l´interpreter sous un point de vue linguistique-discursif. On cherche, ainsi presenter le rapport existant entre les erreurs singuliers et la personne qui les commet dans une perspective du fonctionnement de la langue et de ses possibilités. Les études descriptifs exluent les erreurs orthographiques singuliers ou imprévisibles pour ne pas les inclure dans une de ses catégories définies et, quand ils le font sont justifiés presque toujours par une rélation phonème/ graphème. La vision des catégories de l´erreur tombe sur la surnommée homogénisation, pensée aussi diffusé par les grammairiens. Toutefois, dans ce travail, la langue est vue dans le champs de l´hétérogeneité (MILNER, 1989), qui coupe la stabilisation grammatical et met en valeur une action insconsciente de la personne qui se rapporte avec la langue de manière singulière, puisque il n´y a pas de contrôle. Pour cet étude, on a séléctionné d´un corpus de 216 manuscrits, quatre qui présentaient des donnés singuliers. Ces textes ont étés produits par des élèves du deuxième et troisième années de l´Enseignement Fondamental des écoles publique et privée de Maceió – AL. Ils sont étés recueillis dans la période comprise entre 1996 et 1998 et, actuellement, font partie du amas Pratiques de Textualisation à l´École, du Projet Écriture, Texte & Création (ET&C). On a pris en considération la singularité des faits dans la ressignification du parler matérialisé dans l´écriture de l´autre (LEMOS, 1996 ; LOPES, 2005) comme résultats d´une mobilisation interne des processus méthaphorique et motonimiques (JAKOBSON, 2005), en observant les possibilités et impossibilités de la langue (MILNER, 1989). Loin d´être un modèle linguistique, ce travail n´a pas la prétension de resoudre les problèmes du travail didactique avec l´orthographie, mais offre l´opportunité d´être un chemin à des réflexions sur ceux erreurs qui ne sont pas inclus dans des catégories déjá pré-établies. Ces erreurs singulières peuvent nous montrer les effets d´une rélation de la personne avec la langue. Le propos de cette recherche est de contribuer pour que les professeurs/chercheurs ne mettent pas à l´écart les erreurs irregulières qui ne sont pas inclus en aucune catégorie ou qui soient expliqués strictement par une théorie descriptive, mais qui, à partir de ces ocurrences, puissent comprendre le parcours de l´écriture des élèves.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Funcionamento linguístico-discursivo
Erro singular
Acquisition du langage
Fonctionnement linguistique-discoursif
Erreur singulière
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Adriana da Silva. Erro ortográfico: possibilidades e impossibilidades no funcionamento linguístico-discursivo. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5507
Data do documento: 31-mar-2011
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