00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Maria Amélia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132527758344703pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Kléber Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.creatorOliveira, Carlos Erymá da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999873772731086pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-17T14:38:13Z-
dc.date.available2019-07-17T14:38:13Z-
dc.date.issued2012-08-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Erymá da Silva. Crítica de Leibniz a Descartes na forma de um objeto virtual de aprendizagem: história e filosofia para o ensino de física. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5442-
dc.description.abstractThis dissertation discusses a proposal for the insertion of History and Philosophy of Science (HFS) in the Physics teaching through the use of an expedient of Information and Communication Technology ICT so called of Virtual Object of Learning. The research concerns a topic about the historical and philosophical criticism of Leibniz against Descartes' Physics on the real moving force of the world, which Leibniz called vis viva. This approach also covers the illustrious forerunners of the idea of vis viva. This study contains a very discussed topic today, which is energy. The Leibniz's vis viva can be considered an embryo of the modern concept of energy, in addition to addressing relevant content for the teaching of physics in basic education, such as statics, conservation of quantity motion, free fall etc. This work also discusses the benefits and necessary care for a suitable insertion of the History and Philosophy of Science in Physics Teaching, from the perspective of researchers like Peduzzi, Vannucchi, Magalhães and others. This dissertation describes the capabilities and flexibilities of the use of virtual objects of learning in physics teaching through the analysis of groups of researchers in this area. In the light of these theories, this research proposes a construction of a Virtual Learning Object based on the criticism of Leibniz against Descartes. This construction is described. It was conceived along the lines of RIVED, and its functionality was considered using also figures to demonstrate each stage of its application. Finally, proposes a plan for use in the classroom, making use of the teacher's guide of the OVA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectObjeto virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectHistória e filosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectVis vivapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectVirtual object of learningpt_BR
dc.subjectHistory and philosophy of sciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCrítica de Leibniz a Descartes na forma de um objeto virtual de aprendizagem: história e filosofia para o ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeCriticism of Leibniz to Descartes the form of a virtual learning object: history and philosophy to physics teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda uma proposta de inserção de História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Física, através da utilização de uma TIC denominado Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA). A pesquisa discute uma temática histórico-filosófica sobre a crítica de Leibniz a Descartes referente à verdadeira força motriz, que ele denominou de Vis viva e aborda os precursores ilustres da ideia da vis viva. Esta pesquisa contém um tema bastante discutido hoje, que é energia, pois a Vis viva de Leibniz pode ser considerada um embrião do conceito moderno de energia, além de abordar conteúdos relevantes para o ensino de Física na educação básica, como Estática, conservação da quantidade de movimento, queda livre e outros. Este trabalho também discute a utilização da HFC, seus benefícios e cuidados na sua abordagem, sob a ótica de pesquisadores como Peduzzi, Vannucchi, Magalhães, entre outros. Sobre a utilização do Objeto Virtual de Aprendizagem, a dissertação relata suas potencialidades e flexibilidades para sua utilização no ensino de Física, através de análises de grupos de pesquisadores desta área. À luz dessas teorias, esta pesquisa propõe um Objeto Virtual de Aprendizagem com a temática da crítica de Leibniz a Descartes, relatando sua construção, que foi feita aos moldes do RIVED, e sua funcionalidade, utilizando-se também de figuras para demonstrar cada estágio da sua aplicação. Por fim, apresenta uma proposta de planejamento para a utilização em sala de aula, lançando mão do guia do professor do OVA.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.