00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5426
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da formação continuada de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Idade Certa – PNAIC
Título(s) alternativo(s): Contibutions of the continued training of literacy teachers in the contexto f the national pact by literacy in the certa – PNAIC age
Autor(es): Ribeiro, Deniele Miranda Alves
Primeiro Orientador: Luis, Suzana Maria Barrios
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lúcia de Fátima
Resumo: Pesquisar a formação continuada do professor na contemporaneidade é refletir como esta tornou-se condição necessária para a qualidade da Educação, pois até mesmo os discursos do poder público reafirmam este fato. A questão inquietante deste estudo foi: quais as contribuições para o desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores no contexto da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC? O objetivo da pesquisa foi investigar as concepções de formação continuada no contexto do PNAIC, identificando se essa formação trouxe contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores do ciclo de alfabetização do município de Major Izidoro/AL. Como objetivo específico, o estudo buscou identificar as contribuições da formação para o desenvolvimento profissional dos alfabetizadores. Os participantes do estudo foram professores das turmas de 1º, 2º e 3º ano da rede municipal que vivenciaram o processo de formação do PNAIC entre os anos de 2013 e 2016. Essa formação tinha como eixos a área da linguagem (2013-2014), da matemática (2014), currículo e a interdisciplinaridade dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2015-2016). Para dar conta dos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de questionários e entrevistas com o propósito de investigar quais as contribuições da formação para o professor alfabetizador, identificando quais contribuições ele atribui para o seu desenvolvimento profissional. Desse modo, a abordagem que permitiu uma aproximação com o objeto de estudo é a pesquisa qualitativa. Para dar conta do problema da pesquisa, foram analisados documentos que orientavam a formação, como as normatizações e os cadernos da formação relativos ao PNAIC, bem como os instrumentos de pesquisa, tais como: questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os questionários e as entrevistas foram realizados com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino de Major Izidoro. O referencial teórico deste estudo tratou acerca de: desenvolvimento profissional/formação continuada, baseados, dentre outros, em autores como Saviani (2009), Imbernón (2002) e Marcelo (2009), André (2015) e Gatti (2008); alfabetização e letramento, fundamentados em Soares (2003), Mortatti (2008 e 2013), Kleiman (1995; 2005), Morais (2012) e Leal e Morais (2010). Os achados do estudo evidenciam que a formação continuada do PNAIC contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Os elementos reincidentes da pesquisa apontam contribuições principalmente em relação ao planejamento de aulas para as turmas de alfabetização, esclarecendo sobre quais aprendizagens as crianças deveriam ter ao final de cada ano do ciclo. Além disso, os achados demonstram a ampliação sobre o estudo de teorias e a visão acerca dos problemas da alfabetização pelos professores, tornando claras que dificuldades a criança enfrenta para compreender o sistema de escrita alfabética. A formação também contribuiu para o fazer pedagógico dos professores, que passaram a planejar considerando elementos da organização do trabalho pedagógico e a inserção de inúmeras atividades, como a leitura deleite e jogos na rotina da sala de aula. Enfim, a formação contribuiu para o desenvolvimento profissional, no aspecto de formação continuada, dos professores alfabetizadores da rede municipal de educação de Major Izidoro/AL.
Abstract: To seek the ongoing formation of the teacher in the contemporary world is to reflect how this became a necessary condition for the quality of Education, since even the speeches of the public power reaffirm this fact. The troubling question in this study was: what are the contributions to the professional development of literacy teachers in the context of National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) continuing education? The objective of the research was to investigate the conceptions of continuing education in the context of the PNAIC, identifying if this training brought contributions to the professional development of the teachers of the literacy cycle of the municipality of Major Izidoro / AL. As a specific objective, the study identified the contributions of training to the professional development of literacy teachers. The study participants were teachers from the 1st, 2nd and 3rd year classes of the municipal network that experienced the process of PNAIC formation between the years of 2013 and 2016. This training had as its axes the area of language (2013 and 2014), the mathematics (2014), curriculum and the interdisciplinarity of the initial years of Elementary Education (2015 and 2016). To answer the objectives of this study, it was necessary to conduct questionnaires and interviews with the purpose of investigating the contributions of the training to the literacy teacher, identifying what contributions he attributes to his professional development. Thus, the approach that allowed an approximation with the object of study is the qualitative research. In order to deal with the research problem, documents that guided training, such as the regulations and training books related to the PNAIC, were analyzed, as well as research instruments such as questionnaires and semi-structured interviews. The questionnaires and the interviews were carried out with teachers from the literacy cycle of the municipal education network of Major Izidoro. The theoretical framework of this study dealt with: professional development / continuous training, based, among others, on authors such as Saviani (2009), Imbernón (2002) and Marcelo (2009), André (2015) and Gatti (2008); literacy and literacy, based on Soares (1998), Mortatti (2008 and 2013), Kleiman (1995; 2005), Morais (2012) and Leal and Morais (2010). The findings of the study show that the continued formation of the PNAIC contributed to the professional development of literacy teachers. The recidivist elements of the research indicate contributions mainly in relation to the planning of classes for the classes of literacy, clarifying on what learning the children should have at the end of each year of the cycle. In addition, the findings demonstrate the broadening of the study of theories and the view of literacy problems by teachers, making it clear what difficulties the child faces in understanding the alphabetic writing system. The training also contributed to the pedagogical make of the teachers, who started to plan considering elements of the organization of the pedagogical work and the insertion of numerous activities, such as reading delight and games in the classroom routine. Finally, the training contributed to the professional development, in the aspect of continuing education, of the literacy teachers of the municipal education network of Major Izidoro / AL.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Professores – Formação
Formação Continuada
Pacto Nacional pela Idade Certa (PNAIC)
Literacy and Literacy
Teacher professional development
Continuing Education
PNAIC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RIBEIRO, Deniele Miranda Alves. Contribuições da formação continuada de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Idade Certa – PNAIC. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5426
Data do documento: 25-fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.