00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.creatorSilva, Monyque Kelly Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5185524173331310pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-11T19:30:29Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2019-07-11T19:30:29Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, Monyque Kelly Moura. Didática da leitura na educação de jovens e adultos: mediação nas/das práticas curriculares. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5411-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the didactics of reading in the Young and Adult Education, understanding how the processes of author-text-reader mediation happen in the/of curricular practices. In this context, it problematized: How does the didactic mediation of reading teaching materialize on the third phase of YAE, promoting or not the author-text-reader interaction? As a theoretical contribution, the research was based on Bakhtin (2004); Barzotto (1999); Bortoni-Ricardo (2004, 2012); Candau (1988, 2013); Cavalcante (2008); Colomer and Camps (2002); Freire (1979, 1981, 1989, 1996); Freitas (2012); Geraldi (1999, 2010, 2013); Libanean (2013); Luckesi (2013); Marcuschi (1999, 2003, 2008); Rays (2013); Santos, Souza and Moraes (2017); Santos (2014, 2017, 2018); Vigotsky (2001); among others. Methodologically, it is qualitative in it nature (FLICK, 2009), of the case study type (YIN, 2010). Based on the principles of this approach, we experienced the steps: bibliographic research, observation of the reading classes, we done semi-structured interviews, and data analysis and discussion. The results of the investigation indicated that the teacher that was investigated, in reading classes, she tried to mediate the author-text-reader dialogue, but she presented difficult in mediating the knowledge inferred by the students from the text read in order to lead them to dialogue with the text. Thus, in many reading-class contexts, the teacher has restricted the mediation of reflection on the senses produced in the superficiality of the text, or the identification of ready-made answers. The results also show that the choice of the textual genre it was, somehow, determinant in the adoption of a didactic mediation of the more traditional or more socio-interactionist reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDidática da leitura na educação de jovens e adultos: mediação nas/das práticas curricularespt_BR
dc.title.alternativeDidactics of reading in youth and adult education: mediation in the curricular practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar a didática da leitura na Educação de Jovens e Adultos entendendo como acontecem os processos de mediação autor-texto-leitor nas/das práticas curriculares. Nesse contexto, problematizou: Como se materializa a mediação didática de ensino da leitura na 3ª fase da EJA, promovendo ou não a interação autor-texto-leitor? Como aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em Bakhtin (2004); Barzotto (1999); BortoniRicardo (2004, 2012); Candau (1988, 2013); Cavalcante (2008); Colomer e Camps (2002); Freire (1979, 1981, 1989, 1996); Freitas (2012); Geraldi (1999, 2010, 2013); Libâneo (2013); Luckesi (2013); Marcuschi (1999, 2003, 2008); Rays (2013); Santos, Souza e Moraes (2017); Santos (2014, 2017, 2018); Vigotsky (2001); entre outros. Metodologicamente, é de natureza qualitativa (FLICK, 2009), do tipo estudo de caso (YIN, 2010). Com base nos princípios desta abordagem, vivenciamos as etapas: pesquisa bibliográfica, observações das aulas de leitura, realização de entrevistas semiestruturadas, e análise e discussão dos dados. Os resultados da investigação apontaram que a professora investigada, nas aulas de leitura, tentava mediar o diálogo autor-texto-leitor, mas apresentava dificuldade para conduzir a mediação dos saberes inferidos pelos alunos a partir do texto lido no sentido de conduzi-los ao diálogo com o texto. Assim, em muitos contextos de aula de leitura, a professora restringiu-se a mediação da reflexão sobre os sentidos produzidos na superficialidade do texto, ou a identificação de respostas prontas. Os resultados mostram ainda que a escolha do gênero textual foi, de certo modo, determinante na adoção de uma mediação didática da leitura mais tradicional ou mais sociointeracionista.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Didática da leitura na educação de jovens e adultos_ mediação nas_das práticas curriculares.pdfDidática da leitura na educação de jovens e adultos: mediação nas/das práticas curriculares650.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.