00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5374
Tipo: Dissertação
Título: Autoria e letramento digital com histórias em quadrinhos: um experimento formativo na escola
Título(s) alternativo(s): Authorship and digital lettering with histories in quadrinhos: a training experiment in school
Autor(es): Correia, Luiz Alberto da Silva
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luís Paulo Lepoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: A utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação, interfaces digitais e dispositivos de comunicação têm ocupado um papel determinante na postura do professor, trazendo uma nova mediação dos processos de trabalho docente e domínio de recursos. As gerações do mundo digital utilizam-se de formas variadas de linguagem, nas quais se destaca o elemento imagético em signos e significados que compreendem novas estruturas comunicacionais e fazem parte dos espaços sociais e de aprendizagem. Este estudo apresenta uma estratégia pedagógica relacionada a tecnologias digitais, formação docente e letramentos com uso de interfaces e HQs. O objetivo geral foi analisar, junto aos professores do ensino fundamental de uma escola de educação básica da cidade de Maceió, como a utilização de HQs criadas em interfaces digitais pode desenvolver habilidades de letramento e autoria. Como objetivos específicos, listaram-se: a) verificar a manifestação de apropriação das HQs como gênero discursivo pelos professores; b) analisar a percepção dos professores sobre HQs digitais com fins pedagógicos antes e depois da estratégia proposta. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, foi o experimento formativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores participantes, antes e depois da estratégia desenvolvida. Foram realizadas oficinas formativas com os professores, que construíram HQs pelas interfaces ToonDoo™ e Pixton™, utilizando computador e dispositivo móvel. Verificou-se a apropriação das HQs como gênero discursivo, desenvolvimento de autoria e letramento digital, bem como apontamentos de ressignificação de sua prática de trabalho. Considera-se que as HQs, quando utilizadas em interfaces digitais, desenvolve o letramento digital e pode ser utilizada como fonte de formação docente.
Abstract: Comics’ utilization in education, digital interfaces and communication devices have played a determining role in the teacher's posture, bringing a new mediation of the processes of teaching work and resource mastery. Generations of the digital world are used in varied forms of language, in which the imaginary element is highlighted in signs and meanings that comprise new communication structures and are part of the social and learning spaces. This study presents a pedagogical strategy related to digital technologies, teacher training and literacy with interfaces and Comics. The general objective was to analyze, together with the elementary school teachers of a school of basic education in Maceio’s city, how the use of comics created in digital interfaces can develop literacy skills and authorship. As specific objectives: a) verify the manifestation of the appropriation of the comics as a discursive genre by the teachers; b) analyze the teachers' perception of digital Comics for pedagogical purposes before and after the proposed strategy. The methodology used, with a qualitative approach, was the training experiment. It were realized semi-structured interviews with the participating teachers, before and after strategy’s development. With them, we performed training workshops, who built Comics through the ToonDoo™ and Pixton™ interfaces, using a computer and mobile device. We verified the appropriation of the Comics as a discursive genre, the development of authorship and digital literacy, as well as notes on the re-signification of their work practice. The Comics, when used in digital interfaces, can be considered to develop digital literacy and can be used as a source of teacher training.
Palavras-chave: Letramento digital
Ensino fundamental
História em quadrinhos
Prática pedagógica
Experimento formativo
Digital literacy
Elementary School
Comics
Pedagogical practice
Formative experiment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CORREIA, Luiz Alberto da Silva. Autoria e letramento digital com histórias em quadrinhos: um experimento formativo na escola. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5374
Data do documento: 22-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autoria e letramento digital com histórias em quadrinhos um experimento formativo na escola.pdfAutoria e letramento digital com histórias em quadrinhos: um experimento formativo na escola5.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.