00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorNeves, Ana Paula Ferreira das-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9258220782050590pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T18:21:57Z-
dc.date.available2019-07-02-
dc.date.available2019-07-02T18:21:57Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.citationNEVES, Ana Paula Ferreira das. Aplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativos. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5359-
dc.description.abstractThis work has as main objective the creation, implementation and evaluation of a didactic sequence of interactive and dynamic character that is conducive to learning fundamental concepts of Euclidian geometry view in elementary school. The activities of the established sequence include work with manipulatives and materials are based on the geometry of teaching Theory Van Hiele. This is a quantitative and qualitative work with methodological procedures based on the action research methodology. The experiment was conducted with students from the ninth grade of elementary school in a public school in the city of Rio Largo / AL.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Van Hielept_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMateriais concretos ou manipulativospt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectVan Hiele theorypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectConcrete or manipulative materialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativospt_BR
dc.title.alternativeApplying theory van hiele in basic education: na experience with materials manipulativespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal a criação, a execução e a avaliação de umasequência didática de caráter interativo e dinâmico que propicie a aprendizagem de conceitos fundamentais da geometria euclidiana vista no ensino fundamental. As atividades da sequência criada incluem trabalhos com materiais manipulativos e fundamentam-se na Teoria Van Hiele de ensino da geometria. Trata-se de um trabalho de natureza quanti-qualitativa com procedimentos metodológicos inspirados na metodologia da pesquisa-ação. A experiência foi realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Rio Largo/AL.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativos.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.