00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Edel Alexandre Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143006785845985pt_BR
dc.contributor.referee2Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166762174995535pt_BR
dc.contributor.referee3Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.creatorRodrigues, Giulianno Raposo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5230863188707826pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-01T18:44:36Z-
dc.date.available2019-07-01-
dc.date.available2019-07-01T18:44:36Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Giulianno Raposo. A importância da contextualização histórica nas aulas das teorias einsteinianas aplicadas ao ensino médio. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5342-
dc.description.abstractThis MSc dissertation of PPGECIM (Programa de Pós Graduação em Ciências e Matemática) comes to defend and research the importance of historical contextualization in physics classes applied to high school students. More specifically, lectures will be given on Einstein's theories, in particular the Restricted Relativity and the photoelectric effect in light of the Quantum theory with a vast historical background that involved the backstage of the life of the greatest physicist of mankind: Albert Einstein. It will be treated the multiplicities of his personality that go from his genius and pioneering, to social and political involvement with the academic environment, governmental entities and society in general, to aspects of their personal lives. Through this research we will try to understand the stimuli created in our students and the contribution to the apprehension of the theoretical contents, when submitted to resources that will bring the historical trajectory of the development of Einstein's theories and their unfolding. Finally, we will propose na educational product that uses information technology by creating a virtual platform on Google Drive where students can use to post short duration videos and also have full access to this dissertation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEinstein, Albert, 1879-1955pt_BR
dc.subjectFísica - Históriapt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectRelatividade geral (Física)pt_BR
dc.subjectFotoeletricidadept_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectEinsteinpt_BR
dc.subjectRelativitypt_BR
dc.subjectPhotoelectric effectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância da contextualização histórica nas aulas das teorias einsteinianas aplicadas ao ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of historical centextualization in the lessons of the einsteinian theory applied to middle schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática) trata da importância da contextualização histórica nas aulas de Física, aplicadas aos alunos do Ensino Médio. De forma mais específica, serão ministradas aulas sobre as teorias einsteinianas, em especial a da Relatividade Restrita e a do Efeito Fotoelétrico à Luz da Teoria Quântica, com um vasto embasamento histórico que envolveu os bastidores da vida do maior físico da humanidade: Albert Einstein. São tratadas as multiplicidades de sua personalidade que vão desde a sua genialidade e pioneirismo, seu envolvimento social e político com o meio acadêmico, entidades governamentais e sociedade em geral, até a aspectos de sua vida pessoal. Através desta pesquisa, tentaremos compreender quais os estímulos criados nos nossos alunos e a contribuição para a apreensão dos conteúdos teóricos, quando submetidos aos recursos que trarão a trajetória histórica do desenvolvimento das teorias de Einstein e seus desdobramentos. Para finalizar, iremos propor um produto educacional que utilize tecnologia da informação, com a criação de um ambiente virtual no Google Drive, onde os alunos depositarão vídeos de curta duração e terão acesso ao conteúdo deste trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da contextualização histórica nas aulas das teorias einsteinianas aplicadas ao ensino médio.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.