00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Antônio José Ornellas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Samuel Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859074947566850pt_BR
dc.contributor.referee3Ayres, Fernando Guilherme Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6068700929132658pt_BR
dc.creatorLucena, Michael Patrick Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7059463000460000pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-17T19:58:19Z-
dc.date.available2019-05-10-
dc.date.available2019-06-17T19:58:19Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationLUCENA, Michael Patrick Costa de. Principais obstáculos à inserção da História da Ciência e da Filosofia da Ciência no ensino de Física no contexto da educação básica. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5278-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to present and discuss the main obstacles that make it difficult to integrate, in the context of basic education, historical considerations and epistemological questions that help to give meaning to the contents of physics that are transmitted there. The main motivation of this work lies in the fact that the poor performance of students in elementary education in the field of science, as it is verified in the results of the PISA (Program for International Student Assessment) exam, is widely acknowledged. We chose for our analysis two obstacles among the many that exist: (1) the excessive linearization of historical processes and (2) the mythology of genius. We argue that, as far as the law of inertia is concerned, the excessive linearization usually practiced in many situations of teaching at the secondary level is clearly harmful for students to acquire a minimally adequate understanding of the scope of the law itself. As an emblematic example of the mythology of genius, we quote the letters written by Leonhard Euler to a princess, through which he evidenced Isaac Newton as a genius, extolling his deeds. We conclude that a consequent scientific education cannot dispense with bringing to bear all the two obstacles mentioned here and trying to overcome them, using the autonomy of the teacher. One of the requirements of the Professional National Master's Degree in Physics Teaching was the preparation of an educational product. It was decided to prepare a guide whose purpose is to present and discuss the main obstacles to the insertion of the History of Science and Philosophy of Science in teaching physics in the context of basic education through texts and questionnaires.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectCiência – Históriapt_BR
dc.subjectFilosofia e ciênciapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPhysics - Teaching studypt_BR
dc.subjectHistory of Sciencept_BR
dc.subjectPhilosophy and Sciencept_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectMythology of geniuspt_BR
dc.subjectLaw of inertiapt_BR
dc.subjectExcessive linearizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titlePrincipais obstáculos à inserção da História da Ciência e da Filosofia da Ciência no ensino de Física no contexto da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeMain obstacles to the insertion of the History of Science and the Philosophy of Science in Physics Education in the context of Basic Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo precípuo deste trabalho é o de apresentar e discutir os principais obstáculos que dificultam a inserção a contento, no contexto da educação básica, de considerações históricas e de questões epistemológicas que ajudem a dar significado aos conteúdos de física que lá são veiculados. A motivação precípua deste trabalho reside no fato amplamente constatado que constitui o fraco desempenho dos estudantes da educação básica na área de ciências tal como se verifica nos resultados do exame PISA (Programme for International Student Assessment). Elegemos para a nossa análise dois obstáculos dentre os muitos que existem: (1) a excessiva linearização dos processos históricos e (2) a mitologia da genialidade. Argumentamos que, no que concerne à lei de inércia, a excessiva linearização habitualmente praticada em muitas situações de ensino no nível médio é claramente nociva para que os estudantes venham a adquirir uma compreensão minimamente adequada da abrangência que a própria lei encerra. Como exemplo emblemático da mitologia da genialidade, citamos as cartas redigidas por Leonhard Euler a uma princesa, através das quais evidenciou Isaac Newton como um gênio, enaltecendo seus feitos. Concluímos que uma educação científica consequente não pode prescindir de trazer à baila todos os dois obstáculos aqui apontados e tentar superá-los, lançando mão da autonomia do professor. Sendo um dos requisitos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física a confecção de um produto educacional, optou-se pela elaboração de um guia cujas finalidades são apresentar e discutir os principais obstáculos à inserção da História da Ciência e da Filosofia da Ciência no ensino de física no contexto da educação básica por meio de textos e questionários.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Principais obstáculos à inserção da história da ciência e da Filosofia da Ciência no ensino de Física no contexto da educação básica.pdfPrincipais obstáculos à inserção da História da Ciência e da Filosofia da Ciência no ensino de Física no contexto da educação básica1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.