00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5268
Tipo: Dissertação
Título: Discursos sobre letramento na mídia digital: uma análise do blog Exequi
Autor(es): Santana, Mariana Galdino
Primeiro Orientador: Pereira, Andréa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Luiz Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
Resumo: Na atualidade, temos acompanhado as mídias nacionais jornalísticas, tais como: rádio, jornal impresso e o digital voltando cada vez mais sua atenção para a questão da educação, e, em especial, para a educação de língua. Esta pesquisa discute sobre os discursos sobre letramento circulantes em um blog intitulado Exequi, cujas postagens são também divulgadas semanalmente, em nível nacional, pela Rádio CBN como parte fixa de sua programação e, ainda, por meio de streaming. Observando, em um primeiro momento, a grande variedade de noções sobre letramento, os seguintes questionamentos norteiam este trabalho de pesquisa: 1) Quais discursos de letramento circulam nos principais agentes e meios de comunicação digital no blog Exequi? 2) Que discursos sobre educação estão subjacentes nessa esfera jornalística da comunicação? Em que medida a presença circulante desses discursos pode contribuir para o enfrentamento da questão do letramento de grupos sociais não familiarizados ou pouco familiarizados com práticas de leitura/escrita considerados relevantes para a educação formal? 3) Quais ações propositivas podem ser tomadas no sentido de inserir novos posicionamentos na discussão na esfera da mídia educacional? Para responder a estas perguntas, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa fazer um estudo dos diferentes conceitos de letramento trabalhados pelos estudiosos que vêm pesquisando sobre o complexo tema do(s) letramento(s). Deslocando os conceitos de letramento para o campo dos estudos dialógicos do discurso, propomos como objetivos específicos: a) por meio de uma análise dialógica-discursiva, estudar quais discursos, também entendidos como vozes sociais, do letramento circulam no blog Exequi; b) identificar o posicionamento do blog dentro do debate modernidade e pós-modernidade e, c) propor alternativas para a criação de blogs sobre educação que também tragam vozes sociais sobre letramento. O que nos motivou a empreender o presente estudo foi a preocupação com os discursos sobre o letramento presentes na mídia digital. A base teórica que sustenta a pesquisa é a concepção dialógica de linguagem de Bakhtin e seu Círculo. Em Street (2014) e Buzzato (2009), buscamos apoio para trabalhar os conceitos sobre letramento. Os procedimentos metodológicos são fundamentados em duas frentes: uma investigativa e, a outra, propositiva. Para a primeira, foram realizados procedimentos de geração de registros – pesquisas nos sites, blogs, plataformas etc. feitas diretamente pela pesquisadora, à luz da etnografia virtual, nos quais foi delimitado como dado de análise o blog Exequi – e análise dos dados, com a perspectiva dialógica-discursiva para estudo da linguagem de inspiração bakhtiniana. Para a segunda, foi elaborado um blog, levando em consideração questões relativas às forças centrífugas e o plurilinguismo. Os resultados apontam para a presença de uma ação pragmática na construção de sentido, de modo que a aproximação da ideia de excelência e justiça constituiu uma estratégia retórica do discurso, ou seja, uma impostura discursiva.
Abstract: Nowadays, we can notice the national media such as radio, newspaper and digital newspaper increasing their attention to issues related to education, especially languages. This paper is about the literacy discourse that circulates in a blog named Exequi, whose national posts are published by CBN radio weekly, those posts are a permanent session of the program and they are also released on streaming plataform. Observing the variety of notions about literacy the following questions guide this research: 1) Which literacy discourses circulate in the main agents and digital media in the Exequi blog? 2) Which discourses about education are supported in this journalistic sphere of communication? How this discourses can contribute to the confrontation related to the literacy of social groups that are not acquainted with reading and writing practices considered relevant for formal education? Which propositional actions can be taken to insert new positions into the discussion in the educational media sphere? To answer these questions we set as general aim of this research to study the different concepts of literacy elaborated by scholars who have been researching the complex subject of literacy (s). Considerating the concepts of literacy related to the dialogical studies of discourse, we propose as specific aims: a) through a dialogical-discourse analysis, to study which discourses of literacy, also know as social voices, circulate in the Exequi blog; b) to identify the blog position about modernity and postmodernity; c) to propose alternatives about blogs creation that brings social voices about literacy. What motivated us to develop this study was the concerning about the literacy discourses in the digital media. The theoretical basis for this research is the dialogical language conception of Bakhtin and his Circle. We seeked support in Street (2014) and Buzzato (2009), to work the literacy concepts. The methodological procedures are based on two fronts: one is investigative and the other is propositive. For the first, were executed procedures of records generation - surveys on websites, blogs, platforms, etc. – all of them were accomplished by the researcher in the light of the virtual ethnography, in which the Exequi blog was delimited as data analysis under the dialogical-discursive perspective for the language study of Bakhtin's inspiration. For the second, a blog was created taking into account issues related to centrifugal forces and plurilingualism. The results point to the presence of a pragmatic action in the construction of meaning, so that the approach of the idea of excellence and justice constituted a rhetorical strategy of discourse, what is, a discursive imposture.
Palavras-chave: Análise do discurso
Letramento digital
Blogs - Exequi
Educação pela mídia
Speech analysis
Literacy discourse
Digital literacy
Media sphere
Education by the media
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTANA, Mariana Galdino. Discursos sobre letramento na mídia digital: uma análise do blog Exequi. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5268
Data do documento: 28-fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discursos sobre letramento na mídia digital_ uma Análise do Blog Exequi.pdfDiscursos sobre letramento na mídia digital: uma análise do blog Exequi2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.