00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE AGRIMENSURA - CECA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Jhonathan Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6753485458193530pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rafaela Faciola Coelho de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933276140281889pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Arthur Costa Falcão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057849427075216pt_BR
dc.creatorFausto Filho, Valdo Espinheira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261770563891655pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-10T19:22:52Z-
dc.date.available2019-04-30-
dc.date.available2019-06-10T19:22:52Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.identifier.citationFAUSTO FILHO, Valdo Espinheira.Diagnóstico de trânsito em espaço intra-urbano: estudo de caso do Eixo Viário Fernandes Lima. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Agrimensura) - Centro de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia de Agrimensura, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5230-
dc.description.abstractThe city of Maceió is not a planned city, and like others Brazilian capitals, it suffers from problems with urban mobility, with increasingly heavy traffic flow and longer journeys. The present work was developed to analyze the Fernandes Lima Axis, main axis of maceioenses citizens, that covers a total of 11 of the 50 districts of Maceió, connecting the central part of the city to the upper part of the same. The study case evaluated the traffic conditions of the avenues that compose it, through bibliographic material researches, measurement of the time between trips and documented analysis. The expected growth of vehicles flows is relatively high for a period of 5 years, where the increase in vehicles has made a road saturated in supersaturated at peak times, increasing the time of travels in the case of the competent authorities do not take action. In view of the aforementioned facts, it was concluded that there are mitigating measures to reduce local traffic, even if they act in a palliative way, benefiting private vehicles over public transportation, which would improve urban mobility in the city of Maceió.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Agrimensurapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectFluxo de veículospt_BR
dc.subjectixo Viário Fernandes Lima - Maceiópt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.titleDiagnóstico de trânsito em espaço intra-urbano: estudo de caso do Eixo Viário Fernandes Limapt_BR
dc.title.alternativeTraffic Diagnosis in Intra-Urban Space: Case Study of Fernandes Lima Axispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA cidade de Maceió não é uma cidade planejada, e como as demais capitais brasileiras, sofre de problemas quanto a mobilidade urbana, tendo fluxos de tráfego cada vez mais pesados e viagens mais demoradas. O presente trabalho foi desenvolvido para analisar o eixo Fernandes Lima, principal eixo viário dos maceioenses, que abrange um total de 11 dos 50 bairros de Maceió, ligando a região central a parte alta da cidade através das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. O estudo de caso avaliou as condições de tráfego - contagem volumétrica (DENATRAN/AL); tempo de viagem (Google Maps); Fluxo (projeção temporal do fluxo) - das avenidas que o compõem, através de pesquisas em material bibliográfico, mensuração dos tempos entre viagens e análise documental concedida. O crescimento esperado do fluxo de veículos é relativamente alto para um período de 5 anos, onde o incremento dos veículos tornará uma via saturada em supersaturada em seus horários de pico, elevando o tempo de trajeto para realização do mesmo caso as autoridades competentes não tomem providências. Diante dos fatos mencionados, concluiu-se que existem medidas mitigatórias para diminuir o tráfego local, mesmo que atuem de forma paliativa, beneficiando veículos particulares em detrimento do transporte público, que melhoraria a mobilidade urbana na cidade de Maceió.pt_BR
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