06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5163
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da horta nos ambientes escolares como forma de educação ambiental no ensino fundamental
Autor(es): Feitoza, Marcos Henrique
Primeiro Orientador: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Ricardo Santos de
Resumo: O presente trabalho buscou elucidar o que vem sendo proposto como educação ambiental no ambiente escolar, de modo que, a escola em seu modo emancipador no que se refere a formação de cidadãos, deve então disseminar comportamentos e hábitos diferentes do que temos atualmente, para que então, assim, possamos amenizar os efeitos que o homem tem causado de forma direta e indireta ao meio ambiente. Busca-se com este estudo analisar a práxis pedagógica proporcionada pela (re)produção e manejo de uma horta em ambiente escolar relacionada ao Ensino de Geografia a partir do tema transversal Educação Ambiental permitindo no processo de ensino-aprendizagem reflexões que transceda a construção e reafirmação de uma consciência espacial cidadã ao permitir aos discentes participantes a disseminação de comportamentos e hábitos diferentes no que se refere a alimentação tanto no ambiente escolar como em casa. As atividades desenvolvidas no ambiente escolar que permitiram a elaboração de uma horta escolar foram planejadas e executadas tendo como norteamento os preceitos da Educação Ambiental na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, localizada em Delmiro Gouveia/AL e contou com a participação de 17 discentes entre o períodode 22 de julho a 23 de setembro de 2016, cuja ação buscou incentivar e aguçar as relações dos participantes com o meio ambiente e nesta a busca pela soberania alimentar por meio do aproveitamento da horta pré-existente, a qual fora desenvolvida pelo PIBID de Geografia no ensino médio, sendo trabalhada no ensino fundamental por meio de uma oficina foi possível debater e elucidar questões pertinentes presentes na conjuntura atual no que se refere ao meio ambiente e por conseguinte envolve também a sustentabilidade, atrelada a Educação Ambiental, sendo esta, parte integrante do processo de cidadania, que busca promover no alunado um desenvolvimento intelectual e humano no atual período globalizado e do consumo desenfreado. Assim a presença na horta escolar pode estimular além de eventos extraclasse a relação do ensino de geografia, e ainda trazendo mais qualidade de vida entre os alunos e a comunidade em geral, viabilizando maior integração entre o homem e a natureza.
Abstract: The present work sought to elucidate what has been proposed as environmental education in the school environment, so that the school, in its emancipatory way regarding the formation of citizens, must then disseminate behaviors and habits different from what we currently have, so that so that we can soften the effects that man has directly and indirectly caused to the environment. This study seeks to analyze the pedagogical praxis provided by (re) production and management of a garden in a school environment related to Geography Teaching from the cross-cutting theme Environmental Education allowing in the teaching-learning process reflections that transcend the construction and reaffirmation of a citizen spatial awareness by allowing participating students to disseminate different behaviors and habits regarding food both in the school environment and at home. The activities developed in the school environment that allowed the elaboration of a school garden were planned and executed with the guidance of the Environmental Education guidelines at the Watson Clementino State School of Gusmão Silva, located in Delmiro Gouveia / AL and counted on the participation of 17 students between the period from July 22 to September 23, 2016, whose action sought to encourage and sharpen the relations of the participants with the environment and in this the search for food sovereignty through the use of the pre-existing vegetable garden, which had been developed by PIBID of Geography in high school, being worked in the elementary school through a workshop it was possible to discuss and elucidate relevant issues present in the current environment with regard to the environment and therefore also involves sustainability, linked to Environmental Education, which is part integral part of the citizenship process, which seeks to promote in the student and globalization in the current globalized period and unbridled consumption. In this way, the presence in the school garden can stimulate besides extraclass events the relation of the teaching of geography, and still bringing more quality of life between the students and the community in general, enabling greater integration between man and nature.
Palavras-chave: Geografia
Meio ambiente
Educação ambiental
Horta escolar
Ensino e aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: FEITOZA, Marcos Henrique. O uso da horta nos ambientes escolares como forma de educação ambiental no ensino fundamental. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5163
Data do documento: 10-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da horta nos ambientes escolares como forma de educação ambiental no ensino fundamental.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.