Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5151
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | TDAH, o desafio de incluir e a importância da formação do professor de geografia frente ao desafio da educação inclusiva |
Autor(es): | Petrauskas, Thiana Rocha da Silva |
Primeiro Orientador: | Vilela, Cristiano das Neves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira , Luã Karll de |
Resumo: | A principal finalidade deste trabalho é dialogar sobre a importância da formação do professor de geografia para atuar com alunos com TDAH, sintetizando o quanto é importante, a formação deste profissional nos paradigmas da educação inclusiva e a necessidade dessa formação para trabalhar com a educação especial, ao tempo que é feita análise do currículo do curso de geografia, a fim de saber se de fato existe uma proposta de formação de um profissional apto para trabalhar frente a esses paradigmas. Os caminhos que conduziram a pesquisa foram seguidos de uma pesquisa bibliográfica e documental através da realização da leitura de livros, artigos, dissertações, dialogando com autores como Anjos(2017), Fernandes(2006) Matoan(2003), Oliveira(2017), Pinheiro(2010), Santos(2010). Através de uma analise os currículos dos cursos de licenciatura em Geografia e Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior de Alagoas, percebeu-se que nos cursos de geografia não são trabalhados componentes curriculares que visem sobre o TDAH, trazendo em suas matrizes a Educação especial e inclusiva. O que resulta desta pesquisa é que os currículos dos cursos de geografia não auxiliam para que o profissional possa esta apto para trabalhar com a educação especial, uma vez que sua formação inicial não dispõem de metodologias especificas e adequadas para que o professor possa trabalhar com alunos diagnosticados com TDAH. |
Abstract: | The main purpose of this work is to dialogue on the importance of the formation of the geography teacher to act with pupils with ADHD, synthecizing how much it is important, the formation of this professional in the paradigms of the inclusive education and the necessity of this formation to work with the special education, to the time that is made analysis of the resume of the geography course, in order to know if in fact exists a proposal of formation of an apt professional for working front the these paradigms. The ways that had lead the research had been followed of documentary a bibliographical research and through the accomplishment of the reading of books, articles, dissertations, dialoguing with authors as Angels (2017), Fernandes (2006) Matoan (2003), Oliveira (2017), Pine (2010), Saints (2010). Through one it analyzes the resumes of the courses of degree in geography and pedagogy in the Institutions of Superior Education of Alagoas, perceived that in the geography courses they are not worked component curricular that they aim at on the ADHD, bringing in its matrices the special and inclusive education. what it results of this research is that the resumes of the geography courses do not assist so that the professional can this apt one to work with the special education, a time that its initial formation does not make use of methodologies specifies and adequate so that the teacher can work with pupils diagnosised with ADHD. |
Palavras-chave: | Geografia Formação docente Prática docente Educação inclusiva Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH Professor de Geografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | PETRAUSKAS, Thiana Rocha da Silva. TDAH, o desafio de incluir e a importância da formação do professor de geografia frente ao desafio da educação inclusiva. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5151 |
Data do documento: | 18-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TDAH, o desafio de incluir e a importância da formação do professor de Geografia frente ao desafio da educação inclusiva.pdf | 885.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.