00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Sobrinho, Helson Flavio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374por
dc.contributor.referee2Nardi, Fabiele Stockmans de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5498953650037116por
dc.creatorSilva, Fabrisa Leite Barros da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5083645230452786por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:51Z-
dc.date.available2012-10-10-
dc.date.available2015-08-25T18:29:51Z-
dc.date.issued2011-06-16-
dc.identifier.citationSILVA, Fabrisa Leite Barros da. Da diversidade à desigualdade: os (des)caminhos de um discurso: uma análise dos PCNs e do LD de geografia. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/508-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscoursive analysiseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectNCPeng
dc.subjectTexbookeng
dc.subjectRegional diversity of Brazileng
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPCNpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectDiversidade regional - Brasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleDa diversidade à desigualdade: os (des)caminhos de um discurso: uma análise dos PCNs e do LD de geografiapor
dc.title.alternativeFrom diversity to inequality: the (des)parths of a speech: a discursive analysis of PCNs (National Parameters Curriculum) and LD (textbook) of geographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoFiliada à linha de pesquisa Discurso: Sujeito, História e Ideologia, esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação que, a partir da Análise do Discurso de linha francesa, busca compreender a forma pela qual o discurso acerca da diversidade regional do Brasil, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, deriva e produz, no livro didático, o efeito de sentido de desigualdade, quer nas informações referentes aos aspectos físicos das regiões brasileiras, quer nas referências a seus aspectos culturais. O que se pretende com esta análise é observar a maneira como a formação ideológica do capitalismo constrói discursos que produzem efeitos de sentido pautados por uma concepção de escola voltada para o mercado de trabalho e para o que as obras didáticas consideram como desenvolvimento econômico da nação. Para desenvolver a pesquisa, foram constituídos como corpora de análise os documentos oficiais referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais e os livros didáticos correspondentes à disciplina de Geografia, relativos ao 7º ano do ensino fundamental, cuja escolha deveu-se ao posicionamento desta pesquisa de que este é, atualmente, um dos principais instrumentos de apoio ao professor, utilizado como fonte de pesquisa em sala de aula mediando o processo de ensino-aprendizagem. É a partir deles, de seus textos e de suas ilustrações, que serão descritas as marcas da deriva do discurso para, com isso, analisar como se dá a relação entre escola e ideologia a partir do funcionamento do discurso pedagógico, buscando refletir sobre as condições de produção do discurso enquanto parte constitutiva da relação sujeito/linguagem na produção e circulação de sentidos. O trabalho será desenvolvido através da perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux, que compreende o discurso como um objeto sócio-histórico. Para que se fundamente a reflexão, haverá um diálogo com os trabalhos de Marx e Althusser a respeito do materialismo histórico e do funcionamento da Ideologia. Ainda em Althusser, servirá de apoio sua reflexão sobre Aparelho Ideológico de Estado tomando a escola como o lugar de luta de classes. O que se espera com esta pesquisa é que, através da análise do discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos livros didáticos de Geografia, e a divulgação de seus resultados, se desenvolvam críticas que possam contribuir para o debate sobre o caráter ideológico dos livros didáticos e da escola de modo geral.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da diversidade à desigualdade: os (des)caminhos de um discurso: uma análise dos PCNs e do LD de geografia.pdf2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.