Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva Sobrinho, Helson Flavio da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9678771021912570 | por |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428711681688374 | por |
dc.contributor.referee2 | Nardi, Fabiele Stockmans de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5498953650037116 | por |
dc.creator | Silva, Fabrisa Leite Barros da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5083645230452786 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:29:51Z | - |
dc.date.available | 2012-10-10 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fabrisa Leite Barros da. Da diversidade à desigualdade: os (des)caminhos de um discurso: uma análise dos PCNs e do LD de geografia. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/508 | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística; Literatura Brasileira | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Discoursive analysis | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | NCP | eng |
dc.subject | Texbook | eng |
dc.subject | Regional diversity of Brazil | eng |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | PCN | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Diversidade regional - Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Da diversidade à desigualdade: os (des)caminhos de um discurso: uma análise dos PCNs e do LD de geografia | por |
dc.title.alternative | From diversity to inequality: the (des)parths of a speech: a discursive analysis of PCNs (National Parameters Curriculum) and LD (textbook) of geography | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Filiada à linha de pesquisa Discurso: Sujeito, História e Ideologia, esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação que, a partir da Análise do Discurso de linha francesa, busca compreender a forma pela qual o discurso acerca da diversidade regional do Brasil, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, deriva e produz, no livro didático, o efeito de sentido de desigualdade, quer nas informações referentes aos aspectos físicos das regiões brasileiras, quer nas referências a seus aspectos culturais. O que se pretende com esta análise é observar a maneira como a formação ideológica do capitalismo constrói discursos que produzem efeitos de sentido pautados por uma concepção de escola voltada para o mercado de trabalho e para o que as obras didáticas consideram como desenvolvimento econômico da nação. Para desenvolver a pesquisa, foram constituídos como corpora de análise os documentos oficiais referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais e os livros didáticos correspondentes à disciplina de Geografia, relativos ao 7º ano do ensino fundamental, cuja escolha deveu-se ao posicionamento desta pesquisa de que este é, atualmente, um dos principais instrumentos de apoio ao professor, utilizado como fonte de pesquisa em sala de aula mediando o processo de ensino-aprendizagem. É a partir deles, de seus textos e de suas ilustrações, que serão descritas as marcas da deriva do discurso para, com isso, analisar como se dá a relação entre escola e ideologia a partir do funcionamento do discurso pedagógico, buscando refletir sobre as condições de produção do discurso enquanto parte constitutiva da relação sujeito/linguagem na produção e circulação de sentidos. O trabalho será desenvolvido através da perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux, que compreende o discurso como um objeto sócio-histórico. Para que se fundamente a reflexão, haverá um diálogo com os trabalhos de Marx e Althusser a respeito do materialismo histórico e do funcionamento da Ideologia. Ainda em Althusser, servirá de apoio sua reflexão sobre Aparelho Ideológico de Estado tomando a escola como o lugar de luta de classes. O que se espera com esta pesquisa é que, através da análise do discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos livros didáticos de Geografia, e a divulgação de seus resultados, se desenvolvam críticas que possam contribuir para o debate sobre o caráter ideológico dos livros didáticos e da escola de modo geral. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Da diversidade à desigualdade: os (des)caminhos de um discurso: uma análise dos PCNs e do LD de geografia.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.