Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bertoldo, Maria Edna de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6676421842402194 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jimenez, Maria Susana Vasconcelos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1771899477297406 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Florêncio, Ana Maria Gama | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7238674881549165 | pt_BR |
dc.creator | Basilio, Corina Prado | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5258473914892267 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T19:35:48Z | - |
dc.date.available | 2019-04-10 | - |
dc.date.available | 2019-04-17T19:35:48Z | - |
dc.date.issued | 2011-09-21 | - |
dc.identifier.citation | BASÍLIO, Corina Prado. E- Tec Brasil: a educação a serviço do capital. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5061 | - |
dc.description.abstract | This study was guided through the prism of Marxist ontology, aims to analyze, from the perspective of labor, the educational policy of the Technical College System of Brazil Open (E-Tec), as a worker's training. E-Tec, established by Decree 6301 in December 2007, already deployed in thirteen Brazilian states and being implemented in other states and the Federal District, it is proposed to provide training for middle level technical workers for the distance the outskirts of large Brazilian cities and the Regional and Local Productive Arrangements (APL). It starts with the assumption that the E-Tec, directly in tune with the current design of the com modification of education, political action is to deepen the process of streamlining and fragmentation of knowledge produced by man throughout history, and transmitted to the worker by public school education. It is a theoretical and research literature and public documents, supported at first, reviewing the texts focused on the clarification of the complex relationships between work, education and reproduction of capital, the characterization of these relationships in the present crisis of capital, defined by Mészáros (2009), as a structural character, elements which are the basis for a Marxist analysis of the object of study here focused. The literature review will continue, to revisit the issue of Brazilian education, linking it with the genesis and evolution of distance education in their national boundaries. The document review, in turn, includes the paraphernalia law, in the form of laws and ordinances, which establish and regulate distance education, and particularly the E-Tec as a modality for worker training. The survey results indicate that, in effect, the E-TEC as EAD applied to any level of education, has eventually be a tool of education of workers in the service of capital, since its structure and determinations are organized to meet the needs of the market at the expense of those genuinely human, growing fainter by the possibility of a comprehensive training of the worker to assume, as a perspective, the emancipation of man. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ontologia marxiana | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Formação do trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ontology Marxian | pt_BR |
dc.subject | Training of workers | pt_BR |
dc.subject | Distance Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | E- Tec Brasil: a educação a serviço do capital | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo, orientado pelo prisma da ontologia marxiana, tem o objetivo de analisar, sob a ótica do trabalho, a política educacional do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) como instrumento de formação do trabalhador. O e-Tec, instituído pelo Decreto-Lei 6.301, em dezembro de 2007, já implantado em treze estados brasileiros e em fase de implantação nos demais estados e no Distrito Federal, propõe-se a oferecer formação de nível médio técnico a distância para trabalhadores das periferias das grandes cidades brasileiras e nos Arranjos Produtivos Regionais e Locais (APL). Parte-se do pressuposto de que o e-Tec, diretamente afinado com o projeto vigente de mercantilização do ensino, constitui uma ação política de aprofundamento do processo de aligeiramento e fragmentação do conhecimento produzido pelo homem através da história, e transmitido ao trabalhador mediante a educação escolar pública. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, apoiada, em um primeiro momento, na revisão de textos voltados para a explicitação das relações entre o complexo do trabalho, a educação e reprodução do capital; a caracterização dessas relações no quadro da presente crise do capital, definida por Mészáros (2009) como de caráter estrutural, elementos esses que servem de base para a análise marxista do objeto de estudo aqui enfocado. A revisão da literatura prosseguirá, no sentido de revisitar a problemática da educação brasileira, articulando-a com a gênese e evolução da educação a distância, em seus contornos nacionais. O exame documental, por sua vez, contempla a parafernália legal, na forma de leis e decretos, que instituem e normatizam a educação a distância e, particularmente, o e-Tec como modalidade privilegiada de formação do trabalhador. Os resultados da pesquisa indicam que, com efeito, o e-Tec, como a EAD aplicada a qualquer nível de escolarização, tem por fim ser uma ferramenta da educação do trabalhador a serviço do capital, visto que sua estrutura e determinações estão organizadas para atender às necessidades do mercado em detrimento daquelas genuinamente humanas, tornando mais distante a possibilidade de uma formação integral do trabalhador que assuma, como perspectiva, a emancipação do homem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
E- Tec Brasil a educação a serviço do capital.pdf | 935.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.